6 jovens inventoras que você precisa conhecer
Para as crianças, a imaginação é algo constante nas brincadeiras e nas descobertas sobre o mundo. Agora, imagine essa criatividade sendo aplicada para melhorar a sociedade! Apesar da pouca idade, jovens inventoras têm mudado a sociedade com suas criações.
Com invenções que vão de robôs a purificadores de água, as meninas adolescentes mostram que não há idade para ter ótimas ideias. Neste texto, você vai conhecer algumas jovens inventoras e suas contribuições para o mundo.
1. Kylie Simonds
Após um diagnóstico de câncer aos 8 anos de idade, Kylie Simonds teve que se submeter a um longo tratamento de quimioterapia. Entre um procedimento e outro, a jovem teve a ideia de criar uma alternativa para as crianças que fosse melhor do que as máquinas comuns de administração da medicação.
Assim, surgiu a ideia da “i-Pack”, uma “mochila da quimio”. O protótipo contém espaço para armazenar o medicamento e uma máquina que permite o gotejamento das doses por meio de um tubo. A intenção de Kylie foi deixar o tratamento um pouco mais leve para as crianças.
2. Paige Brown
Aos 17 anos, Paige Brown já ganhou prêmios por suas ideias para filtrar água. A partir de um gel extraído de algas, chamado “alginato” e outros componentes simples, como um grampo de cabelo, a adolescente criou um dispositivo capaz de retirar o fósforo dos líquidos.
A criação de Paige é importante, por exemplo, para ampliar o acesso à água limpa no mundo e evitar a proliferação de doenças. A jovem pretende seguir nessa linha de estudos na faculdade, com uma bolsa de estudos que ganhou pela invenção.
3. Inderjit Kaur
Envolvida em competições de robótica, Inderjit Kaur criou quando tinha 16 anos um robô desenvolvido para monitorar as condições de um bebê. Os sensores de áudio e temperatura do Nanny Robot são programados para realizar ações como balançar o berço ou entrar em contato com os pais, a partir dos índices e sons da criança.
Na faculdade, a jovem da Malásia pretende seguir os estudos no campo da neurociência, bem como na criação de robôs que sejam capazes de facilitar a vida dos humanos.
4. Maria Elena Grimmett
Outra inventora interessada em levar água limpa para todo o mundo é a jovem Maria Elena Grimmet. Aos 14 anos, a adolescente criou um método capaz de filtrar um antibiótico chamado sulfametazina, presente em áreas rurais devido ao uso por veterinários em vacas e porcos.
A ideia surgiu após ela observar a cor da água da sua região. As investigações da jovem foram publicadas no Journal of Environmental Quality. Maria Elena foi a pessoa mais jovem a ter um trabalho reproduzido na revista acadêmica.
5. Olivia Hallisey
Uma jovem inventora que tem se destacado por seu trabalho no campo da medicina é Olivia Hallisey. O método de detecção de Ebola criado pela adolescente aos 16 anos consegue diagnosticar se uma pessoa tem o vírus em menos de 30 minutos.
Uma alternativa aos processos atuais que podem levar até 12 horas para mostrar os resultados, o teste da jovem contém produtos químicos específicos que ao reagirem com uma proteína do vírus Ebola, fazem a amostra mudar de cor.
6. Brooke Martin
A paixão por animais de Brooke levou a garota de 13 anos a pensar em um dispositivo que permitisse conversar com seu cachorro e, até mesmo, dispensasse medicamentos à distância. O aparelho é conectado a Internet e é controlado por computador. Hoje, a adolescente planeja a criação de outros aplicativos que conecte as pessoas.
Essas jovens inventoras são apenas algumas das adolescentes que vêm mudando a sociedade com suas criações. As crianças têm uma capacidade incrível de pensar em soluções para os problemas do planeta. Com aulas de tecnologia, os pais podem ajudar os pequenos a criar um mundo melhor. Vale a pena investir nos seus filhos!
Gostou deste post sobre jovens inventoras? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes diretamente no seu e-mail