Por que aprender a programar?
“Programação de computadores”. De primeira, esse termo pode causar estranheza e o seu significado desconhecido. Com certeza, ao ler “programação” você lembrou da organização de algum evento, da rotina ou da televisão. Você está certo, é por aí mesmo. Programação na computação também está ligada a organização, de linhas de códigos que seguem uma lógica, utilizada para designar funções para uma máquina. A programação possui a sua linguagem, entendida pelos computadores. Mas ainda restam muitas dúvidas do por que aprender a programar.
Seguindo a lógica, “programar”, por definição, se refere ao ato de pensar, planejar e codificar algum programa de computador. Entende-se como programa, um site, aplicativo, jogo e vários outros.
A programação é um assunto que já está em voga na educação e tende a aumentar ainda mais nos próximos anos. A tendência, é que vire uma matéria obrigatória para a formação intelectual de crianças e adolescente. Ainda resta dúvidas sobre a importância desse aprendizado? Calma, o blog da Ctrl+Play responde para você: Por que aprender a programar?
A programação no dia a dia
Diferentemente do que você pode imaginar, a programação não está somente em salas ultra tecnológicas com vários computadores em algum grande centro de tecnologia. Não. A programação está no seu celular, no computador, no caixa do supermercado ou até no médico. A programação é a base para a criação de qualquer produto digital. Seja o Facebook, Youtube, Candy Crush ou qualquer aplicativo do seu celular. Tudo foi criado com a utilização de códigos eficientes que realizam ações.
Inclusive agora, você está lendo este texto, navegando por este site graças à programação! Uma equipe de programadores que desenvolveu os códigos relativos a tudo que aqui está, seja imagens, textos ou barra de rolagem. Viu como a programação não está nada distante?
Mas isso tudo não é muito complicado para uma criança ou adolescente?
Você deve está imaginando agora que tudo isso é complicado demais. Criar jogos, sites, aplicativos e até robôs parece algo muito difícil para uma criança, não? Pois é, não!
Naturalmente, as novas gerações já se interessam bastante pelos computadores, celulares e videogames. Afinal, elas nasceram imersas nisso. Com certeza, o seu filho(a) deve adorar passar horas jogando ou simplesmente ficar online no computador ou tablet. Pois então, fazer algo que gosta é o primeiro (e grande!) passo para um excelente aprendizado. A excelente notícia, é que atualmente existem métodos especialmente criados para ensinar os conteúdos da programação para crianças e adolescentes!
Com ferramentas visuais, interativas e interesse dos mais novos, a programação, suas linguagem e códigos são ensinados de maneira gradativa. Respeitando a idade do aluno(a) e sendo ensinada aos poucos, com uma conceituação voltada para aquele público. Igual as escolas tradicionais e de inglês planejam o ensino para os jovens, com o crescimento do nível de conhecimento, assim o curso de programação também faz.
Respondendo novamente a pergunta acima: Não. Isso não é complicado demais para uma criança. E acredite, elas aprendem mais rápido do que os pais imaginam!
E…isso tem futuro?
Um exercício simples: feche os olhos. Imagine a sua vida hoje sem nenhum computador. Sem nada. Nas padarias, nos supermercados, nas lojas, nas casas. Pronto, pode abrir. Como foi? Estranho não? Mesmo que você não seja dos mais adeptos ao uso da tecnologia, certamente sua vida hoje, gira em torno dos computadores. Todos os seus registros legais por exemplo, estão em máquinas.
Fora dos processos mais complicados, está uma enorme indústria do entretenimento. Totalmente dependente do digital. Um exemplo forte é o mercado de games, que fatura bilhões por ano. Todos os dias, são criadas e melhoradas dezenas de aplicações, dezenas de sites, programas. Tudo é controlado e produzido por profissionais de TI (Tecnologia da Informação). A base para trabalhar nessa área é o ensino da programação. Inúmeros servidores de grandes empresas recrutam profissionais capazes de monitorá-los e consertar prováveis problemas.
O mercado de tecnologia já é enorme e só tende a crescer. As empresas procuram por profissionais capacitados e altamente especializados, algo que está em falta.
Mas… só tem futuro na área profissional?
Mesmo que você ainda não esteja tão preocupado com o futuro profissional do seu filho(a), o aprendizado da programação fornece outros benefícios para a formação intelectual e pessoal da criança/adolescente.
Já está mais que provado pela ciência que o contato com as linguagens de programação auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico. Pense bem, a programação ensina a pensar logicamente, a organizar-se e a resolver problemas. Os aprendizados nessa área da computação se estendem para a vida, formando um cidadão que pensa critica e sistematicamente. Mais apto a enfrentar dificuldades sempre pensando em saídas mais racionais e precisas.
O aprendizado da programação contribui para a melhora da criatividade do jovem. Estar sempre instigado a pensar e a desenvolver aplicativos, sites, jogos, robôs coloca-o como um criador! A criança ou adolescente que entra em contato com o ensino da tecnologia se torna um adulto mais criativo, característica tão importante.
Além disso, aprender programação melhora o inglês (pois a maioria dos termos é nesse idioma) e trabalha habilidades sociais, como o trabalho em equipe (os trabalhos são feitos em grupo, já que cada parte do processo de criação compete a profissionais diferentes).
Em resumo, o aprendizado da programação é algo recente e diferenciado, que chegou no Brasil para se firmar! O ensino da tecnologia precisa estar presente na rotina dos jovens.
A Ctrl+Play possui um curso completo de programação e robótica para crianças e adolescentes. Nele, nossos alunos aprendem as linguagens e códigos de programação. Após a base, estão aptos para criar sites, aplicativos, jogos e até robôs! Nossa metodologia é única e utiliza ferramentas voltadas para o ensino dos jovens, com suas particularidades e interatividade, sempre procurando acompanhar com calma o desenvolvimento e oferecer todo suporte necessário.
Alguma dúvida? Cadastre-se gratuitamente no link: [LINK] e receba mais informações sobre nossa escola.
Quer nos conhecer? Cadastre-se e agende uma aula experimental gratuita de criação de games.