Programação para crianças: prepare seu filho para a vida profissional
As crianças de hoje convivem desde muito cedo com a tecnologia. É de se esperar que daqui a alguns anos os jovens profissionais tenham que lidar de forma ainda mais direta com esse recurso, em um mundo repleto de novas informações. Por isso, investir no ensino de programação para crianças é essencial a fim de prepará-las para a vida profissional.
Esse aprendizado estimula os pequenos a desenvolverem suas habilidades pessoais de um modo dinâmico, além de ser uma área com ótimas oportunidades de emprego e salários. Ou seja, apostar no ensino da tecnologia para o seu filho, sem dúvidas, possibilita um futuro de sucesso a ele.
As vantagens não param por aí. Preparamos este artigo para explicar por que você deveria incentivar seu filho a aprender programação, como isso ajudará em sua carreira, como começar nesse universo, entre outras informações. Continue lendo!
Por que ensinar programação para crianças?
Nossa sociedade atual é tecnológica. Os recursos que advêm da tecnologia estão presentes no dia a dia e, em muitas situações, são essenciais para cumprirmos ações e tarefas, até mesmo as mais simples, como agendar uma consulta médica ou consultar o saldo bancário.
A tendência é que isso seja cada vez mais expressivo, portanto, a realidade que as novas gerações estão vivenciando envolve o conhecimento tecnológico como um dos aprendizados básicos. Por isso, é fundamental ensinar programação para crianças.
Esse campo do saber permite o contato direto com máquinas e equipamentos, mas não somente para operá-los, e sim para definir de que forma eles funcionarão e quais soluções trarão. Sendo assim, é um domínio muito maior quando comparado ao do usuário comum.
Mas isso não significa que uma criança que aprende programação deve necessariamente seguir uma carreira tecnológica. Esse tipo de curso busca desenvolver habilidades essenciais para encarar os desafios do século 21. Não importa qual será a futura profissão do seu filho, a programação ajuda a desenvolver competências que serão essenciais em qualquer área.
Além dos impactos positivos para o futuro das crianças, ela ajuda também no agora. Isso porque trabalha habilidades que favorecem o aprendizado e o aproveitamento escolar, como concentração, raciocínio lógico e organização. Além disso, desperta o interesse por áreas estigmatizadas, como a Matemática e a Física.
Por isso, o contato com esse campo do saber é muito importante, trazendo novas informações para que a criança tenha o domínio do mundo tecnológico. Ademais, possibilita um desenvolvimento cognitivo, de habilidades e competências que ela utilizará ao longo de toda sua vida, começando ainda na infância.
Quais são os benefícios de aprender programação desde criança?
Não existe uma idade certa para começar a programar. Porém, iniciando o ensino ainda na infância, o aproveitamento do curso será muito melhor. Afinal, aproveitaremos lacunas de desenvolvimento que não são encontradas em outras fases. A seguir, listamos alguns benefícios que esse aprendizado proporciona aos pequenos. Veja!
Estimula a criatividade
Que as crianças têm grande criatividade ninguém duvida. Então, que tal ajudá-las a irem ainda mais longe usando a desenvoltura da imaginação a favor delas? Com um curso de programação, isso é possível, pois ele tem como base a criação de soluções e ideias.
Existem algumas escolas voltadas ao ensino da programação e da robótica para crianças que têm a própria criatividade dos pequenos como uma aliada do ensino. Assim, a criação de games de verdade, de robôs de utilidade real e de muitos outros projetos tecnológicos ganham forma de um jeito natural e único.
Auxilia na organização
Durante o processo de aprendizado da programação, o aluno precisa organizar seus pensamentos e as ações necessárias para o desenvolvimento de projetos, como games ou aplicativos. Por isso, a criança automaticamente é estimulada a se organizar melhor.
O resultado disso reflete expressivamente no dia a dia, sendo na maneira de estudar, na forma de falar e de se expressar e até mesmo na maneira como o pequeno se planeja para realizar qualquer tipo de tarefa.
Facilita o domínio de outros assuntos
Esse aspecto é algo muito bom para as crianças! Imagine que, por meio do aprendizado da programação, áreas como a matemática, a física e o domínio de outros idiomas serão trabalhadas de um jeito mais fácil com os alunos. O desempenho escolar dos pequenos é potencializado e o raciocínio lógico passa a fazer parte do cotidiano deles.
Muitas escolas desse segmento utilizam ferramentas desenvolvidas por grandes instituições, como Microsoft e Google, que têm como forte apelo o aprendizado de forma precisa. Quando isso é colocado em prática nos cursos, eleva o interesse do estudante e proporciona experiências positivas com temas mais complexos.
Possibilita um ótimo desempenho pessoal
Um cidadão estimulado a descobrir suas aptidões, com vontade de buscar novos desafios e que sabe como trilhar caminhos até seus objetivos é alguém que terá, certamente, melhores oportunidades no futuro.
O ensino de programação para crianças contribui nesse sentido, além de aumentar a autoestima dos pequenos. Afinal, eles estarão fazendo novas descobertas, acumulando conhecimentos e desenvolvendo projetos próprios. Assim, perceberão o seu potencial e se sentirão motivados a continuar progredindo.
Como o ensino da programação prepara para a vida profissional?
O ensino da programação para crianças contribui para que no futuro elas sejam adultos com grande bagagem intelectual, em uma realidade em que esse será um grande diferencial para a carreira. Podemos perceber que cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas, mesclando o mundo real e o virtual.
Inteligência Artificial, por exemplo, é um fenômeno que já está presente em nosso cotidiano, e vai ficar cada vez mais. Portanto, dominar a programação permite que as novas gerações desenvolvam habilidades para operar esses recursos.
Dessa forma, as crianças podem seguir carreiras relacionadas a áreas tecnológicas, mas também desenvolvem habilidades essenciais que estão sendo exigidas em todas as profissões, como:
- criatividade;
- organização;
- imaginação;
- raciocínio lógico;
- trabalho em equipe;
- pensamento crítico;
- visão estratégica;
- resolução de problemas.
Sendo assim, de várias formas, aprender programação é essencial para que os pequenos se preparem para o mercado de trabalho.
Como começar a aprender programação?
Os cursos para crianças são disponibilizados para quem já está em uma faixa etária que domina o pensamento abstrato. A partir dos sete anos, por exemplo, já é possível matricular o seu filho em um curso de programação.
O ideal é procurar por uma escola que traga uma metodologia de ensino moderna e focada no desenvolvimento de habilidades e competências voltadas para os desafios do século 21. É interessante que ela trabalhe com ferramentas lúdicas e educativas desenvolvidas por instituições de renome.
Desse modo, seu filho terá contato com esse universo de uma forma mais interessante, aprendendo por métodos interativos. Ainda, a aquisição de conhecimento acontecerá de uma forma mais divertida.
No entanto, você também pode começar a trabalhar o raciocínio lógico do seu filho ainda mais cedo. Isso é feito por meio de jogos que estimulam o pensamento e propõem desafios, como é o caso do quebra-cabeça, do jogo da memória, do jogo de damas, entre muitos outros.
A programação para crianças deve fazer parte do planejamento que você está criando para o seu filho. Prepará-lo em todas as esferas para os desafios de um mundo cada vez mais inserido na tecnologia é abrir um leque de opções, rico em diversidade de conhecimento e habilidades que ele utilizará em diferentes aspectos da sua vida.
Gostou dessas dicas? Então, entre em contato conosco e converse com nossa equipe para conhecer melhor nossa metodologia e descobrir como podemos contribuir para o futuro do seu filho!