Como garantir a segurança dos seus filhos na internet?
A segurança dos filhos na internet é algo que preocupa muitos pais. Afinal, trata-se de uma rede que permite o acesso a inúmeros conteúdos, nem sempre adequados a todas as idades.
No entanto é possível tomar algumas atitudes para garantir que os seus filhos estejam acessando sites saudáveis e entrando em contato com informações realmente construtivas. Além disso, ter um bom diálogo com as crianças é fundamental para que elas possam entender melhor os cuidados que precisam ter ao navegar na internet.
Neste post, vamos apresentar algumas dicas e aplicativos para você usar a fim de garantir a segurança dos seus filhos na internet. Acompanhe!
Como garantir a segurança dos filhos na internet?
O ambiente online permite diversas finalidades a uma pessoa, seja estudar, entreter-se, comunicar-se, entre várias outras. Entretanto há muitos usuários que colocam riscos nesse ambiente, como vírus, fraudes, conteúdos impróprios a menores etc.
Por esse motivo, é importante estar atento aos perigos que a internet pode oferecer, especialmente quando se trata da segurança das crianças que têm acesso a ela. Uma forma de os pais fazerem esse monitoramento é por meio dos aplicativos.
Esse tipo de controle oferece aos responsáveis a possibilidade de otimizar os resultados oferecidos pelas pesquisas nos sites de busca, a fim de que os seus filhos possam encontrar aquilo que favoreça a sua educação.
Além disso, com esses softwares, é possível bloquear recursos, gerenciar o tempo de uso nos dispositivos, colocar regras para que o seu acesso seja mais saudável, entre várias outras funcionalidades muito interessantes para a criação de seus filhos.
Dessa maneira, os responsáveis podem, inclusive, entender se as crianças estão tendo acesso a espaços nocivos que podem interferir na sua saúde mental, como situações de bullying, gatilhos para depressão e ansiedade ou comentários que favorecem a queda de sua autoestima.
Quais aplicativos podem ajudar nessa tarefa?
Os aplicativos atuam como uma maneira de visualizar os ambientes acessados pelas crianças. Eles são capazes de gerar relatórios que permitem uma análise mais precisa do que tem sido feito nos dispositivos digitais. De forma dinâmica, fornecem diversas informações úteis para os pais sobre o comportamento de seus filhos no ambiente virtual. Conheça alguns desses apps a seguir!
Google Family Link
Esse aplicativo é ligado ao Google, dessa forma, permite rastrear a localização do dispositivo, mostra as compras na Play Store, oculta apps impróprios, faz um relatório sobre o tempo de uso e é capaz de bloquear o aparelho, caso seja a intenção dos pais.
Life360
Assim como o software anterior, o Life360 é um aplicativo de rede familiar que permite encontrar a localização do aparelho usado pela criança, fazendo com que os pais tenham ciência dos percursos tomados pelos seus filhos.
Além disso, ele oferece recursos para chamadas de emergência e rastreamento do telefone em caso de perda ou roubo. Também emite de alertas para um monitoramento em tempo real, entre outras funcionalidades.
Controle Parental Screen Time
Se o objetivo é identificar os sites em que o seu filho está entrando, esse é o app mais indicado. Ele permite a visualização das palavras pesquisadas em mecanismos de busca e do tempo de uso dos smartphones.
Além disso, na versão paga, é possível controlar e bloquear o acesso ao dispositivo em horários de aula, por exemplo. Também dá pra ver o resumo do dia, interromper o uso do celular e, inclusive, compartilhar dados com outros perfis.
Como você pôde perceber, existem muitas ferramentas para garantir a segurança do seu filho na internet. Contudo nenhum desses aplicativos dispensa a importância de ter um diálogo aberto com a criança, oferecendo a orientação necessária para usar a tecnologia de maneira saudável.
Gostou deste conteúdo? Então siga as nossas redes sociais e veja mais informações! Estamos no Facebook e Instagram.