Tudo o que você precisa saber sobre como ser um gamer!
A carreira de gamer é uma das profissões que mais têm crescido nos últimos anos, principalmente com a evolução dos eSportes (esportes eletrônicos), jogos multiplayers e campeonatos mundiais.
Ser um gamer profissional é o sonho de muitos adolescentes e jovens devido a alta do mercado de jogos, que atualmente movimenta bilhões de dólares todos os anos.
De acordo com a Forbes, o mercado de jogos digitais permanecerá em forte expansão nos próximos anos. Superando os 200 bilhões de dólares até o final de 2023.
O mundo dos games competitivos tem inúmeros gêneros diferentes, sendo que o segmento profissional é dividido entre:
- Jogos de ação
- Esportes
- Role-playing
- Battle Royale
- FPS e MOBA
- Mobile, entre outros.
Além dos gêneros, os jogadores também escolhem o dispositivo e plataformas de sua escolha como PC, smartphone ou console.
Portanto, se jogar videogame profissionalmente parece bom demais para ser verdade, imagina só você ajudar seu filho a ingressar neste mercado cheio de oportunidades de negócios!
Como ajudar o seu filho a ser um gamer profissional?
A carreira de gamer é uma profissão que exige bastante da pessoa. Tanto no que se refere a gestão de tempo, treinos diários, estudos das mecânicas do jogo, entre outros.
Os gamers profissionais dedicam horas de estudo e praticam o jogo de sua escolha até dominá-lo o suficiente para participar de competições.
Podemos até afirmar que trabalhar com games pode exigir muita habilidade do profissional. Ainda mais se for para atuar como gamer em torneios e campeonatos.
Portanto, separamos algumas dicas interessantes de como ser um gamer profissional. Confira para você ajudar seu filho:
Incentive os estudos
Apesar do videogame ser um hobby para maioria das pessoas, quando se trata de jogar profissionalmente o cenário é outro.
Após a escolha do gênero e plataforma, chegou a hora de incentivá-lo a estudar tudo sobre o jogo, campeonato, etc.
Ou seja, o jogador precisa desenvolver um olhar mais crítico e aprofundado do jogo em relação a um jogador casual.
Sabemos que a prática leva à perfeição, mas não é somente isso. Uma excelente dica é observar o que outros jogadores e streamers profissionais fazem. Assim dedicando tempo suficiente para entender as estratégias de jogo e aplicá-las ao seu estilo para otimizar a jogabilidade.
Lembre da “vida real”
É importante ressaltar que o profissional que almeja uma carreira gamer não deve esquecer da vida real, pois os jogos neste caso devem ser encarados como uma profissão qualquer, tendo uma carga horária diária de trabalho para evitar sobrecarga e estresse.
Portanto, separe um tempo para sair com os amigos, praticar esportes, ir ao cinema e fazer programas legais ao ar livre.
Incentive as competições
Quando se trata de carreira gamer com foco em disputas profissionais, é fundamental que você incentive seu filho a participar de competições.
Como todo início de atividade, é ideal que ele comece participando de pequenas competições locais para entender a mecânica de um competição na prática, e já se habituando aos critérios exigidos pelos grandes torneios como tempo, regras, entre outras.
Será que jogos e ensino combinam? Leia nosso artigo especial e entenda como funciona a gamificação na educação.
Competir nos maiores torneios profissionais pode ser estressante e também afetar o desempenho. É por isso que o gamer deve se acostumar com o público e pressão do torneio.
Portanto, ser um membro ativo de uma comunidade envolve participar de eventos locais de jogos como observador ou jogador para se desenvolver de maneira gradual como qualquer profissão do mercado.
Quais são as habilidades desenvolvidas ao jogar e criar games?
Mais do que divertidos e um dispositivo de entretenimento, os videogames se tornaram uma parte importante na vida das crianças, adolescentes e jovens em todo o mundo.
Não é apenas parte integrante da nossa sociedade, mas também uma ferramenta educacional de sucesso.
Ou seja, jogos digitais podem ser importantes instrumentos educacionais que dão às crianças a oportunidade de aprender habilidades mentais, físicas e sociais.
Então, confira algumas habilidades que as crianças podem desenvolver jogando videogame:
Planejamento estratégico
Os jogos de estratégia e puzzle nunca saem de moda e conseguem alcançar um público ainda mais amplo que utilizam o celular como plataforma de jogos.
Tanto os jogadores casuais quanto os mais experientes adoram e apreciam o tipo de jogabilidade e mecânica que esses gêneros oferecem, onde o foco principal é estimular o planejamento estratégico do jogador.
Leia também: Jogos violentos podem afetar o comportamento das crianças?
Treino mental
Há vários jogos projetados especificamente para treinar e melhorar a funcionalidade do cérebro.
A série de jogos Brain Age, da Nintendo, foi um dos maiores sucessos do mainstream. Os jogos oferecem muitas atividades que ajudam no cálculo mental, velocidade de leitura e até concentração.
Criatividade
As crianças que jogam videogames são expostas a novos mundos, personagens e regras. E, ao explorar esses universos, conseguem resolver problemas e aproveitar as regras do jogo para completar tarefas e alcançar o sucesso.
Assim como jogar, o design e criação de jogos pode ampliar esses aprendizados além daqueles oferecidos durante os jogos.
Game design é uma questão de habilidade e criatividade, onde envolve imaginar o jogo, definir como ele funcionará, descrever os elementos que compõem o cenário e comunicar ou documentar com sucesso toda informação, seja para uma equipe ou para ele mesmo durante o desenvolvimento.
Portanto, a criação de jogos desafia as crianças a pensar criativamente.
Veja também 4 jogos para aprender programação.
Além disso, a indústria de jogos não para de crescer com grande demanda de mão de obra qualificada. Por isso, se você pretende introduzir seu filho neste segmento, temos alguns cursos especiais na Ctrl Play e outros artigos em nosso blog para te ajudar nessa jornada.
Complemente sua leitura com outro artigo especial sobre o tema: gamer profissional: como funciona essa carreira?