Conheça a importância do letramento digital para as crianças
Por meio de computadores, laptops, tablets, smartphones e outros dispositivos, passamos boa parte do nosso tempo conectados nos dias de hoje. Nossa comunicação se tornou, muitas vezes, mais digital do que pessoal e daí vemos com clareza a importância do letramento digital.
O termo está ligado à grande necessidade de ensinar as crianças a usar as tecnologias disponíveis atualmente de forma ativa e construtiva. Hoje, é papel dos pais e educadores dar atenção não só à alfabetização ou ao letramento tradicional, mas também ao digital!
Qual a real importância do letramento digital?
Nos tempos atuais, não é mais suficiente aprender a escrever apenas com lápis e papel. É também preciso entender como interagir por meio de recursos digitais, visto que estamos nos comunicando quase sempre através do teclado e/ou de telas sensíveis ao toque.
No entanto, simplesmente trazer essas tecnologias para a sala de aula não significa necessariamente garantir a aprendizagem. Mais do que usar um slide ou ter um laptop ou tablet em classe, é preciso pensar em atividades e projetos que estimulem o desenvolvimento de senso crítico e da reflexão dos alunos.
As tecnologias podem ser, inclusive, utilizadas para auxiliar no processo de alfabetização, como uma forma de fazer a criança se acostumar com a leitura e a escrita. O importante é ter em mente que a tecnologia na educação não deve ser banalizada, sendo usada sempre de forma significativa.
Que importância tem a alfabetização tecnológica para o futuro das gerações?
Cada vez mais as tecnologias estão inseridas no nosso cotidiano, por isso, é preciso preparar as crianças para este novo cenário através do letramento digital. Quem não se adaptar encontrará dificuldades de inserção inclusive no mercado de trabalho, já que é esperado que, nas profissões do futuro, o uso de programação, computadores e dispositivos tecnológicos seja constante.
A alfabetização tecnológica pode, também, ajudar a formar cidadãos mais conscientes e capazes de interagir de maneira reflexiva e crítica com a tecnologia. O mundo digital, assim como concretiza diversas possibilidades incríveis, também apresenta perigos, como pornografia infantil, cyberbullying, febre de desafios que colocam a vida dos jovens em risco, entre outros.
Além disso, o ensino de linguagens de programação e robótica pode tornar as crianças das próximas gerações não apenas usuárias de recursos tecnológicos, mas também criadoras de tecnologia. Nesse contexto, é essencial que o letramento digital seja inserida dentro de casa e nas escolas, para não comprometer a qualidade da formação do estudante, gerando uma possível desatualização profissional no futuro.
Agora que você já sabe a importância de alfabetizar crianças e jovens tecnologicamente, incentive o seu filho não só a aprender a usar a tecnologia, mas também a entender como ela funciona – e quem sabe até mesmo a criá-la! O estudo de programação, por exemplo, é uma ótima forma de melhorar o aprendizado da criança nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente nas que lidam diretamente com raciocínio lógico como a física e a matemática.
Inclusive, sabia que jogos podem ser um bom instrumento de desenvolvimento do letramento digital e várias outras habilidades? Entenda os benefícios de as crianças aprenderem a fazer games!