Conheça a mãe da programação: Ada Lovelace
O computador não surgiu por acaso. Muito antes de ser inventado, as lógicas e ferramentas que vieram a constitui-lo já eram estudadas. Por isso, conhecer os primórdios da lógica de programação é importantíssimo para entender como chegamos onde estamos hoje. Em nosso mundo, vivemos rodeados por diversas tecnologias digitais e equipamentos automatizados. E uma personagem muito importante nessa história é a Ada Lovelace.
Ada Lovelace nasceu em Londres no dia 10 de dezembro de 1815 e é considerada a mãe da programação. Batizada como Augusta Ada Byron, a condessa de Lovelace prova desde o século XIX que as mulheres na programação podem promover mudanças significativas no mundo.
Quer saber como? Continue a leitura e descubra como a história de Ada Lovelace se relaciona com os algoritmos e o raciocínio lógico.
Quem foi Ada Lovelace na programação
Se você mexe com programação e já se deparou com uma linguagem chamada Ada, deve estar interessado em saber quem foi Ada na programação — principalmente se conhece Charles Babbage como o pai dos computadores. Não se preocupe: este texto também é pra você se você for leigo no assunto mas tem interesse e sabe que seus filhos se encantam pelo tema!
É verdade que os primeiros traços do computador surgiram da Máquina Analítica, um instrumento desenvolvido por Babbage. E foi justamente essa ferramenta que despertou o interesse de Ada Lovelace.
A condessa trocava correspondências com o cientista quando um famoso engenheiro da época, o italiano Luigi Frederico Menabrea, publicou um artigo científico sobre a máquina. A riqueza das informações contidas nesse material fez com que Ada percebesse que o instrumento criado por Babbage poderia fazer muito mais do que as funcionalidades já apresentadas.
Nesse sentido, as anotações de Lovelace acabaram atingindo um grau muito superior às do inventor da Máquina Analítica. A iniciativa de Ada permitiu que a máquina calculasse números complexos. Foi com as instruções de Ada que a máquina conseguiu calcular o Número de Bernoulli, por exemplo. Essas instruções são hoje conhecidas como algoritmos. Os algoritmos são “receitas” seguidas pela máquina para desempenhar uma determinada função. Eles são muito importantes para o funcionamento de qualquer máquina digital hoje em dia. Por isso Ada é tão conhecida: a matemática foi a primeira pessoa da História a escrever um algoritmo.
Percursora das mulheres na programação
Se hoje não existem muitas restrições para as mulheres na programação, nem sempre isso aconteceu. Não foi uma tarefa fácil reconhecer Ada como uma grande programadora.
Na época, os artigos de Lovelace eram publicados com as iniciais A.A.L., pois entendia-se que as mulheres não deveriam se envolver com ciências e matemática. O motivo seria a fragilidade dos seus corpos, quando comparados aos dos homens.
Apesar dos esforços para manter Ada longe dos treinamentos em matemática avançada, muitos desses profissionais do século XIX reconheciam e admiravam o seu trabalho. Seus registros começaram a ser utilizados só em meados dos anos 1970, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Os reflexos de Ada Lovelace na atualidade
Todos os anos, na segunda terça-feira do mês de outubro, é comemorado o Ada Lovelace Day — o dia da Ada Lovelace. O objetivo é inspirar o trabalho de meninas e mulheres na programação.
A condessa de Lovelace foi a primeira pessoa a notar o potencial do computador para realizar tantas tarefas como conhecemos nos dias atuais. Se Ada não fosse forte e insistente provavelmente teríamos demorado ainda mais para desfrutar de tantas funcionalidades.
Por isso é tão importante conhecer o legado de Ada Lovelace. Se conhecemos seu exemplo, entendemos por que as suas contribuições para as ciências são estudadas até hoje e nos inspiramos. Se a sua filha demonstra interesse pelo assunto, incentive! Quem sabe ela não pode continuar a história de Lovelace, não é mesmo?
Outra dica: tem como aprender programação brincando. Confira 4 jogos com esse objetivo.