4 Dicas para criar um canal infantil no Youtube
Não há dúvida que a nova geração já nasce com a tela de um smartphone nas mãos, afinal, não faltam propostas de entretenimento. Porém, os canais destinados ao público infantil são cada vez mais raros.
Para conferir um pouco do poder da audiência das crianças, o YouTube, pioneiro e principal plataforma para a veiculação de vídeo, fez uma lista atualizada com os maiores canais da plataforma. Entre os 10 que possuem o maior número de visualizações, 5 são voltados para o público infantil, o Kids Diana Show, Cocomelon – Nursery Rhymes, Like Nastya, Ryan’s World e Vlad and Niki.
É importante ressaltar que, a outra metade dos canais que compõem a lista dos com maior número de audiência, ainda que não possuam uma temática infantil, contam com grande parte do seu público formado por crianças.
Como não falta audiência, é comum que surja o interesse de criar um canal infantil para impactar as crianças e ampliar o número de visualizações. Caso esse seja o seu interesse, confira algumas dicas abaixo que podem te auxiliar a criar o seu canal infantil no YouTube:
Crie um conteúdo divertido
Ainda que a educação e demais questões sejam importantes na hora de produzir um conteúdo, as crianças buscam por entretenimento. Por isso, seja qual for o tema do seu canal, realize sempre priorizando a diversão. Dessa forma, proporcionando o esperado entretenimento para os pequenos.
Para assegurar essa diversão, conte com um dinamismo maior na fala. E lembre-se de compensar a falta de ritmo na edição.
Invista em vídeo curtos
Prender a atenção de uma criança durante muito tempo requer um investimento maior na produção ou em algo que atraia o seu interesse. Para compensar a falta de investimento inicial, considere confeccionar vídeos mais curtos.
Caso você seja adulto e tenha dificuldade em compreender essa duração e dinamismo, veja esse exemplo. Pegue um episódio de uma animação da sua infância e compare com uma atual, voltada para a mesma faixa etária. É notório o ritmo mais acelerado e peças mais curtas.
Atenção com a parte técnica
Existem diversas soluções na hora de realizar a gravação, utilizando até mesmo um smartphone. Por isso, concentre a sua atenção na captação de áudio, para transmitir corretamente a mensagem e na edição, para assegurar um dinamismo conveniente para as crianças.
Busque por uma solução que permita você editar seus vídeos online! Se valendo da computação em nuvem, não é necessário contar com um equipamento muito robusto para edição. Além de contar com a facilidade de importar o vídeo da ferramenta diretamente para a plataforma.
Busque por referência
Mesmo que você tenha uma boa ideia e saiba o que fazer na hora de criar o seu conteúdo infantil, referências sempre te auxiliam a dispor de alguma linguagem mais atrativa ou de estratégias adotadas.
No Brasil, entre as crianças, existem alguns canais que fazem muito sucesso e são voltados exclusivamente para o público infantil, como os seguintes: Luccas Neto, Galinha Pintadinha, Totoy Kids e Turma da Mônica.
Agora que você dispõe de dicas relevantes sobre como criar um canal infantil no YouTube, não deixe de colocá-las em prática e alcançar esse valioso público.