Ensino à distância para crianças: Descubra o potencial dessa forma de estudo
Desde o seu surgimento, a tecnologia é aliada da educação. Atualmente, devido à necessidade de isolamento social, ela se tornou não só aliada, mas uma necessidade: o ensino à distância para crianças e até adultos se tornou obrigatório em muitas instituições.
Porém, por mais que muitos já estejam familiarizados com a tecnologia, ainda é preciso passar por um processo de adaptação a essa nova realidade, especialmente dos docentes e responsáveis pela instituição, que diferente dos mais novos, que em sua maioria já tinham uma cultura de uso desses meios, podem não estar tão familiarizados.
Assim, é preciso aprender como absorver o ensino à distancia para crianças da melhor maneira possível. Quer saber como tirar proveito dos benefícios do EAD? Continue a leitura e descubra!
Como o ensino à distância para crianças funciona ao redor do mundo
De acordo com a Unesco, até o dia 2 de março, 165 países estavam com suas escolas fechadas para conter a pandemia do coronavírus, o que fez com que 1,5 bilhões de estudantes e 63 milhões de professores da educação básica mudassem a sua rotina.
Desde antes da quarentena, alguns países, como Índia, Coreia do Sul e Estados Unidos, lideram o setor de EAD, seja por preocupações econômicas — já que em alguns desses lugares muitos não podem ficar fora do mercado enquanto estudam — ou por contarem com uma indústria tecnológica de ponta, como o caso da Coreia do Sul.
No Brasil, a adoção do ensino à distância para crianças varia de instituição para instituição, já que é preciso encarar o abismo social entre boa parte dos estudantes de escolas particulares e públicas. Ainda assim, algumas escolas já estão utilizando diferentes métodos e conteúdos para que as crianças realizem seus estudos de forma remota.
Quais são os modelos de ensino à distância para crianças mais adequados
Elencamos, a seguir, os modelos de ensino mais adequados para crianças que podem ser adaptados para o EAD. Confira só:
E-learning
Como o próprio nome sugere, esse tipo de ensino é feito de modo eletrônico e, normalmente, conta com videoaulas e animações para construir o conteúdo de ensino e, principalmente, com a internet.
Design Thinking
Esse método une aspectos sociais e culturais na geração de ideias e pesquisas. Assim, ele ajuda os alunos a solucionarem problemas de forma empática ao compreender de perto as necessidades e comportamentos do problema de estudo. Para isso, são utilizados princípios de método visual, pensamento integrativo e criatividade.
STEM
Esse modelo tem como objetivo ajudar os alunos a se prepararem para o futuro em sociedade ao terem conhecimento em diferentes áreas por meio da investigação, criação, reflexão, conexão e descoberta. Afinal, não basta chegar ao resultado de determinada equação, é preciso entender a importância do assunto.
Como o ensino à distância para crianças pode funcionar da melhor forma
Não existe uma forma geral mais adequado para EAD com crianças, tudo vai depender das necessidades e propostas de cada escola. Assim, é preciso ficar de olho nas diretrizes oferecidas pela instituição, conhecer todas as possibilidades possíveis e realizar testes pontuais.
A realização de testes é a melhor maneira de avaliar qual melhor se encaixa na realidade da sua empresa. Tudo isso deve levar em consideração o seu público-alvo, já que crianças que vêm de famílias tradicionais podem ter mais dificuldade em aceitar métodos de aprendizagem que prezem mais pela experimentação do que pelas atividades avaliativas.
Em todo caso, é preciso encarar as dificuldades surgidas no ensino à distância para crianças, como a falta de atenção e disciplina, especialmente nos alunos mais novos. Para isso, é possível propor desafios, trabalho em equipe, questionamentos etc.
E então, quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Assine a nossa newsletter e receba nossas atualizações!