Gamificação na Educação: jogos e ensino combinam?
Você já imaginou algum dia que jogos e educação seriam colocados juntos dentro da sala de aula? Pois isso já vem acontecendo, pelo processo que leva o nome de gamificação.
Se você não faz ideia de como esse processo acontece, fica com a gente que vamos explicar como funciona a gamificação na educação e quais elementos dos jogos ajudam no aprendizado!
O que é Gamificação?
O termo que vem do inglês, gamification, simboliza o uso de jogos e seus elementos na hora do aprendizado. Por analogia, são usados elementos como avatares, desafios e rankings, além de prêmios e recompensas.
A gamificação é considerada uma metodologia ativa de aprendizagem, sendo capaz de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências nos pequenos.
Dessa forma, utilizar a gamificação na educação deixa o estudo e raciocínio mais dinâmico e atrativo. Visto que os jogos geram sentimentos originários do ser humano, como criatividade, competitividade e motivação em aprender determinado conteúdo.
Ainda mais, essa dinâmica de aprendizagem está sempre sendo beneficiada e refinada juntamente com os avanços tecnológicos. Já que tablets, smartphones e computadores podem ser usados para deixar as atividades parecidas com as interfaces dos jogos.
Confira nosso artigo complementar ao assunto Jogos na educação e a transformação do processo de aprendizagem.
Elementos da gamificação no ensino:
A aplicação da gamificação no ensino-aprendizagem deve vir junto a uma transformação na esfera educativa.
Por exemplo, ao invés da geração de uma classificação e escala de notas, que grande parte das vezes geram o sentimento de inferioridade nos alunos, o uso dos games em conjunto explora as habilidades individuais de cada criança.
Dessa forma os alunos se sentem valorizados, o que projeta uma auto estima nos pequenos.
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Desafios, conquistas e missões
São os fatores primordiais para o uso de gamificação no estudo. Visando a motivação, esses elementos geram incentivo nos pequenos, fazendo com que eles queiram enfrentar e vencer os desafios, de forma espontânea.
Para que a motivação se mantenha, os desafios e missões tem um aumento no grau de dificuldade, sempre acompanhando a evolução do aluno. Dessa forma , o interesse persiste e o estudante tem vontade de ganhar e aprender.
Recompensa
Quando existe um sistema de recompensas e pontuações, os jogadores se sentem estimulados a aprender a lição estipulada.
Com o ”bônus”, os pequenos vão enxergar benefícios e uma verdadeira utilidade em exercitar determinada tarefa dada pelos professores.
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Progressão
É importante que as atividades propostas tenham uma evolução fase após fase, uma vez que para o ser humano, é importante visualizar que estão alcançando e chegando na direção correta.
Caso os jogos fiquem estagnados ou muito repetitivos, a probabilidade dos jogadores se desinteressarem da atividade é grande.
Competição
O instinto de competição é inerente ao ser humano e a disputa saudável para alcançar um objetivo é um fator importante para um maior desempenho no aprendizado.
Além de que, ganhar medalhas e prêmios ocasiona nos alunos uma sensação de vitória única e especial.
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