Qual o impacto da programação na vida das crianças?
Nós já dissemos uma vez por aqui que a programação é o novo inglês, mas você sabe o porquê?
Quando dizemos isso, estamos nos referindo ao fato de que o conhecimento de linguagens de programação tem um impacto significativo no desenvolvimento dos pequenos e também no seu futuro. Ou seja, apresenta o mesmo valor de aprender um novo idioma.
Além disso, outra similaridade com o inglês é que aprender sobre programação na primeira infância é mais fácil.
E ainda mais, é um aprendizado que estimula o cérebro, desenvolvendo a criatividade, raciocínio e concentração.
Então, vamos entender um pouco mais sobre esse ensino e sobre o impacto da programação na vida das crianças?
Continue a leitura e confira!
Programação e habilidades cognitivas
Antes de mais nada, temos que entender que o desenvolvimento cognitivo é um processo essencial na vida de toda criança.
Pois ele permite que os pequenos desenvolvam inúmeras habilidades e explorem todo o seu potencial intelectual e motor!
Segundo especialistas, os estímulos precisam começar desde cedo, para que nenhuma brecha de desenvolvimento seja perdida. Então, torna-se uma tarefa dos pais oferecer aos filhos as oportunidades que eles necessitam para isso.
Nesse cenário, a programação é uma grande aliada, pois é capaz de trabalhar e estimular nas crianças diversas competências e habilidades desde a primeira infância.
Afinal, esse aprendizado não apenas desenvolve habilidades técnicas, mas também promove o pensamento crítico, a criatividade, a colaboração e a autoconfiança – habilidades essenciais para o sucesso em um mundo cada vez mais digital e complexo!
Portanto, introduzir crianças à programação desde cedo é uma forma de ajudá-las a desenvolver uma ampla gama de habilidades cognitivas importantes que serão valiosas ao longo de suas vidas.
Trabalho em equipe dentro da programação
Desde o início dos tempos, o ser humano entende que o trabalho em equipe é essencial para garantir a sobrevivência. Afinal, ao contribuir com suas habilidades, os integrantes do grupo se complementam e conseguem atingir o objetivo em comum.
Estes são valores que permanecem na sociedade até hoje. Como visto no mercado de trabalho atual, que valoriza cada vez mais a comunicação, a relação interpessoal e a capacidade de trabalhar em equipe.
Por isso, para garantir o sucesso no futuro profissional, é de suma importância que as crianças aprendam sobre colaboração.
E ao se utilizar da programação para ensinar trabalho em equipe, elas aprendem valiosas habilidades de colaboração e comunicação.
Pois trabalhar em equipe dentro da programação envolve: dividir tarefas, compartilhar ideias e coordenar esforços para alcançar um objetivo comum.
Ou seja, essa colaboração não apenas resulta em produtos finais mais robustos, mas também promove o desenvolvimento de habilidades sociais que ajudarão os âmbitos pessoais e profissionais do pequeno.
Preparação para o futuro digital
Com inovações tecnológicas e digitais surgindo cada vez mais, fica notável o impacto na programação e da tecnologia no mercado de trabalho.
Ou seja, é impossível falar de preparação para o futuro sem destacar a importância da tecnologia, programação, automação e inteligência artificial.
Afinal, o profissional do futuro terá que lidar com inúmeras ferramentas digitais para ser capaz de criar soluções inovadoras dentro das mais diversas áreas de atuação.
Neste ponto, a codificação se tornou tão dominante em todos os setores que os especialistas argumentam que a programação em breve poderá ser uma habilidade básica para a vida.
E foi pensando nisso que a Ctrl+Play desenvolveu cursos de tecnologia, com foco em programação e uma metodologia exclusiva para o melhor aprendizado das crianças e adolescentes!
Para conhecer melhor, clique aqui e veja mais sobre os conteúdos e ferramentas que ensinamos!
Programação, criatividade e inovação
Além de tudo que já vimos no artigo de hoje, um dos aspectos mais interessantes da programação é que ela também estimula a criatividade.
Embora haja regras a serem seguidas, ainda há espaço para a expressão criativa. Afinal, as crianças podem experimentar diferentes abordagens para resolver um problema e encontrar soluções únicas.
Aqui na nossa escola, por exemplo, as crianças são incentivadas a criar jogos, apresentações e histórias – utilizando ferramentas desenvolvidas especialmente para o ensino de programação para crianças.
Assim, o pequeno desenvolve a criatividade e outras habilidades sem perceber, enquanto brinca e se diverte!