O que é a Indústria 4.0?
A indústria 4.0 é uma revolução no mercado de tecnologia e informação com foco em automação industrial, troca de dados e processos de manufatura que incluem a Internet das coisas (IoT) e sistemas ciberfísicos (CPS), inteligência artificial e computação na nuvem, entre outros.
O mundo tecnológico que a indústria 4.0 está ajudando a moldar envolve interconectividade entre processos, transparência de informações e também contribui na tomada de decisões descentralizadas.
Ou seja, usamos o termo indústria 4.0 para representar o começo da quarta revolução industrial.
E antes de mais nada, vamos apresentar um pouco da história das 3 primeiras revoluções industriais:
O que veio antes da indústria 4.0?
Primeira revolução industrial: o surgimento da indústria 1.0 foi 1760, que permitiu o processo de mecanização nos setores produtivos. O que facilitou e agilizou os métodos de fabricação, além de elevar a produtividade das empresas naquela época.
Portanto a indústria 1.0 ficou marcada pelas grandes máquinas movidas a água e vapor.
Segunda revolução industrial: diferentemente da 1.0, a indústria 2.0 foi a responsável por introduzir máquinas movidas a energia elétrica em muitas fábricas na Alemanha, Grã-Bretanha e América.
Em comparação com as máquinas à base de água e vapor, os maquinários elétricos eram muito mais eficientes e fáceis de operar, manter e fazer manutenção.
Terceira revolução industrial: já a indústria 3.0 se refere a primeira era do computador e da revolução digital. Ela começou por meio de uma automação parcial, introduzindo os primeiros computadores simples e controladores lógicos programáveis.
Essa tecnologia foi responsável por introduzir a automação nos processos de fabricação, que continuam sendo usados até os dias atuais. Ou seja, a maioria das fábricas e indústrias em atividade nos dias atuais ainda opera com as tecnologias desenvolvidas durante a indústria 3.0.
Diferentemente das 3 primeiras indústrias, o setor tecnológico que a indústria 4.0 está ajudando a formar envolve interconectividade entre processos, transparência de informações e também ajuda a tomar decisões mais rápidas e precisas.
Qual a maior vantagem da indústria 4.0 em relação às anteriores?
De maneira simples, a revolução industrial 4.0 está transformando a forma como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos.
Ou seja, os fabricantes passaram a integrar novas tecnologias em suas instalações industriais e centros operacionais. Isto inclui uso da Internet das Coisas e inteligência artificial para aumento de produtividade, segurança e melhor qualidade dos produtos.
Por exemplo, a indústria 4.0 transformou fábricas comuns em grandes centros inteligentes que operam por meio de sensores avançados, robótica e softwares específicos que coletam e processam dados com muita rapidez. Ajudando assim na tomada de decisão, redução de erros de fabricação e economia significativa de tempo e dinheiro.
Confira as 5 maiores empresas de tecnologia do mundo que já utilizam a indústria 4.0
Papel da tecnologia na indústria 4.0
A tecnologia tem um papel muito importante no contexto geral da revolução da indústria 4.0. Sendo que contribui de maneira significativa com os processos de fabricação, prestação de serviços, oportunidades de trabalho e soluções inteligentes.
O uso de novas tecnologias já começou a mostrar seu potencial no setor industrial. Por exemplo, os engenheiros e desenvolvedores já começaram a usar VR (Óculos de Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada) para testar projetos antes de serem construídos. Esse método ajuda a eliminar erros, melhorar a eficiência e economizar dinheiro e tempo.
No entanto, a área de TI moderna está enfrentando desafios reais quando se trata de lidar com enormes quantidades de dados, que são acompanhados por velocidade, variedade e volume crescentes.
Por isso a tecnologia tem papel fundamental na expansão da indústria 4.0. Uma vez que ajuda na expansão de fábricas inteligentes, cadeias de suprimentos do futuro e na criação de novas oportunidades de trabalho com mão de obra qualificada.
Essas empresas devem começar a pensar em como integrar as novas tecnologias em seus processos de fabricação para se manterem competitivas em seus respectivos setores.
Profissões que estão surgindo com a indústria 4.0
Como mencionado, novas tecnologias e novos modelos de negócios estão revolucionando o futuro da indústria 4.0.
Contudo, com o surgimento de novas tecnologias também será preciso de pessoas extremamente qualificadas para ocupar esses cargos que estão crescendo na quarta revolução industrial.
Então, como será o trabalho na indústria 4.0? Quais novos empregos e quais novas habilidades serão necessárias?
Um relatório desenvolvido pelo Observatório de Inovação Digital na Itália mostra como o mercado de trabalho está mudando na era da quarta revolução industrial.
Quais as oportunidades para quem quer trabalhar com tecnologia? Clique e confira!
Resumidamente, a pesquisa mostra que a medida que a tecnologia se torna cada vez mais complexa na indústria 4.0, o mesmo acontece com as habilidades necessárias para operá-la.
Muitas companhias não precisam apenas de bons desenvolvedores, engenheiros ou profissionais de TI. Elas também estão exigindo cada vez mais habilidades de comunicação, negociação, liderança, gestão e adaptabilidade.
Ou seja, há muita oportunidade de trabalho no setor de tecnologia em todo o mundo. Mas você tem ideia de quais profissões estão em alta na indústria 4.0? Selecionamos 4 delas que têm grande potencial de carreira nacional e internacional.
Leia também: profissões em alta no mercado de tecnologia
Profissional de segurança cibernética
Os profissionais de segurança cibernética são treinados para encontrar pontos fracos em bancos de dados, redes, hardware, firewalls e criptografia.
A prioridade número um de um profissional de segurança cibernética é evitar ataques digitais. Por meio de correção de possíveis problemas antes que eles sejam explorados por usuários/ hackers mal-intencionados.
Além disso, especialistas em segurança cibernética cuidarão da limpeza após ataques cibernéticos e violações de segurança.
Os empregos de segurança cibernética estão com alta demanda por conta do crescimento da indústria 4.0, principalmente à medida que a influência da internet aumenta em todo o mundo.
Especialista em IoT
A Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de dispositivos físicos, carros, edifícios e outros dispositivos que são equipados com eletrônicos, software, sensores, atuadores e conexões de rede para coletar e compartilhar dados para criar um ambiente de fabricação inteligente.
A eficácia da Indústria 4.0 depende da infraestrutura de rede existente, da inteligência e do conhecimento humano incorporado ao sistema para desenvolver aplicações úteis com a tecnologia IoT.
Ou seja, o mercado de trabalho para atuar com IoT é um dos mais aquecidos no momento, fornecendo inúmeras oportunidades no segmento. Com certeza é uma das principais profissões do futuro com excelentes remunerações e estabilidades profissionais.
Profissional de Big Data
O profissional de Big Data é crucial para qualquer organização orientada para a tecnologia. Embora as especificidades da função variem de trabalho para trabalho, sua função principal é desenvolver, testar e manter arquiteturas de Big Data, pipelines de dados, armazéns e outros sistemas de processamento.
O objetivo final de um profissional de Big Data é recuperar, armazenar e distribuir dados em toda a organização.
Embora um engenheiro de Big Data provavelmente tenha um talento natural para assuntos como resolução de problemas, as habilidades mais práticas como a utilização de diferentes tecnologias podem ser aprendidas.
Especialista em robótica inteligente
A implementação de um robô colaborativo em uma fábrica traz diversos benefícios para a empresa. Um ótimo exemplo é a redução da interação de humanos para realizar trabalhos repetitivos, não ergonômicos e perigosos.
Desse modo, o especialista em robótica vai lidar com os desafios da profissão para desenvolver dispositivos inteligentes que ajudem no processo produtivo de uma fábrica. E assim fornecer mais eficiência para criação de produtos de alta qualidade com relação custo/benefício e aumento da produtividade.
Para conhecer mais profissões do futuro, sugerimos a leitura do nosso artigo especial: Habilidades e profissões do futuro: quais são?
Portanto, a Indústria 4.0 está apenas começando e será um dos mercados mais aquecidos nos próximos anos com inúmeras oportunidades de trabalho.
Gostou do artigo e quer preparar seu filho para a indústria 4.0? Temos vários cursos na área de computação com metodologias exclusivas que aceleram o aprendizado. Clique aqui para agendar uma aula experimental.