Como funciona a inteligência artificial na educação infantil?
Você concorda que é impossível utilizar as redes sociais e nunca sequer ter visto algum conteúdo sobre inteligência artificial ou até mesmo sua sigla IA, certo?
Então, como somos uma escola de programação e robótica, resolvemos juntar essa pauta tecnológica que está tão em alta com o cuidado com os nossos pequenos.
Assim, hoje você vai ler tudo o que você precisa saber sobre inteligência artificial na educação infantil.
Vamos começar entendendo o que é a inteligência artificial
É interessante, antes de tudo, você compreender o que é a IA.
Essa tecnologia nada mais é do que uma das poderosas mágicas da programação. Ela acontece a partir de dados e padrões e faz com que as máquinas desenvolvam uma ”inteligência”.
Semelhantes ao cérebro humano, porém muito mais poderosas, as máquinas são capazes de raciocinar de maneira muito mais rápida.
Dessa forma, podem perceber problemas muito antes de existirem e conceder análises mais assertivas com base nas informações que receberam.
Podemos usar a inteligência artificial na educação infantil?
Além do “poder”, esse cenário já é uma realidade.
A inteligência artificial na educação infantil já está sendo aplicada em muitas escolas e a tendência é que isso se torne algo cada vez mais naturalizado. Uma vez que o uso da IA durante as aulas torna mais eficiente o modelo tradicional de ensino escolar.
Isto acontece graças ao seu potencial de processar uma grande complexidade de dados, que possibilita mais facilmente a compreensão do processo individual de aprendizagem de cada aluno.
Dessa forma, utilizar a inteligência artificial na educação possibilita uma aquisição de conhecimento mais otimizado, assertivo e particular para cada estudante. Evitando-se assim, que o aluno tenha dificuldades e/ou frustrações na hora de realizar tarefas escolares.
Benefícios da inteligência artificial na educação infantil
Além de potencializar a educação e o relacionamento individual com cada estudante, é interessante usar a inteligência artificial para inserir os pequenos neste mundo inovador e desde a infância prepará-los para o futuro tecnológico.
Ainda mais quando consideramos aspectos como metaverso e ambientes digitais, que estão cada vez mais próximos da nossa realidade. Sendo assim, é fundamental que as aulas se tornem mais tecnológicas também!
Do mesmo modo que a inserção dos alunos no mundo tecnológico, conversas e atividades relacionadas a IA sem dúvidas vão causar uma empolgação nos pequenos. E quem não ficaria animado com tanta evolução, não é mesmo?
Sem barreiras para o conhecimento
Como você pôde analisar, a inteligência artificial na educação infantil promove importantes vantagens para os alunos. Nesse sentido, a utilização da IA na sala de aula quebra as barreiras do conhecimento.
Por exemplo, na Ctrl+Play são utilizadas diferentes ferramentas para que o conhecimento seja passado do professor para o aluno da melhor forma possível, mesmo que eles não estejam próximos uns dos outros.
Desde os pequenos do Ctrl+Kids – 7 a 9 anos – passando pelos adolescentes do Ctrl+Teens – 10 a 13 anos – e chegando nos formandos do Ctrl+Young – 14 a 17 anos -, todos aprendem, na prática, sobre tecnologia e programação que os auxiliaram de forma positiva no futuro!
E claro, todos prontos para entender e trabalhar com as mais diversas inovações e inteligências artificiais.
Eficiência para o professor
Ademais, é interessante compreender que, o uso da inteligência artificial na educação infantil não produz benefícios apenas na aprendizagem das crianças. Do mesmo modo que ajuda os alunos, a IA também potencializa a eficiência do trabalho do professor.
Isso ocorre, uma vez que as plataformas de IA geram relatórios baseados em diagnósticos de maneiras que são mais eficientes ou não para serem abordadas em sala de aula. Assim favorecendo as metodologias pedagógicas a partir do tratamento de dados reais e validados.
Em conjunto com os benefícios que já vimos, a inteligência artificial na educação infantil também proporciona:
- Inclusão de pessoas com deficiência, possibilitando ensino e conhecimento para todos;
- Transformação no currículo escolar, para agregar mais valor à instituição;
- Aperfeiçoamento nos processos, auxiliando professores e organizadores da instituição com base nas informações em tempo real;
Gostou do artigo? Não deixe de conferir outros conteúdos no blog da Ctrl Play. Temos artigos diversos sobre desenvolvimento infantil, programação, robótica, educação, entre outros.