4 jogos educativos ótimos para o seu filho!
Os jogos educativos são aqueles projetados para ensinar um assunto específico ou uma habilidade de maneira interativa e lúdica.
A maioria dos jogos educativos é desenvolvido para crianças e estudantes de todas as idades, e podem ser usados dentro e fora da sala de aula.
Ou seja, os jogos educativos oferecem uma compreensão mais profunda de determinados assuntos, facilitando o processo de aprendizagem.
Continue a leitura para entender porque o uso de jogos educativos é importante e também uma lista com os melhores para o seu filho!
Porque jogos educativos são importantes?
Conforme pesquisa da Associação Educacional Sem fins Lucrativos Educause, as plataformas de aprendizado baseado em jogos criam uma dinâmica envolvente.
Essa metodologia inspira os alunos a desenvolverem competências e habilidades à medida que se concentram nas atividades do jogo.
Portanto, os jogos educacionais podem ajudar os estudantes a entenderem conceitos, aprender conhecimentos de domínio e desenvolver habilidades de resolução de problemas enquanto jogam.
Há muitos jogos educacionais online que focam no ensino de matemática, língua portuguesa, história do Brasil, inglês, entre outros.
Leia também: Roblox na educação: o que o seu filho aprende jogando?
Os jogos educativos reforçam o conhecimento ao longo da jornada de aprendizado, em oposição ao final de um curso, como os famosos testes de conclusão de curso. Com a capacidade de tentar novamente, cometer erros se torna parte do processo, e não uma atividade estressante.
Portanto, isso ajuda a aumentar a autoestima das crianças por meio do reforço positivo de suas conquistas e da capacidade de tentar sempre que for necessário.
Confira 5 benefícios dos jogos educativos para estudantes:
- Trabalham em habilidades-chave, por exemplo, ligações numéricas (adição e subtração) em jogos que exigem que o jogador some (ou tire) pontuações.
- Permite que as crianças se envolvam com determinado assunto por meio de jogos de perguntas e conhecimentos gerais.
- Jogos interativos de habilidades sociais ensinam disciplina às crianças. Eles os motivam a seguir as regras e orientações, desenvolvendo assim suas competências e paciência.
- A aprendizagem por meio de jogos educativos permite que os alunos acessem cada dia mais as informações adequadas às suas necessidades pessoais.
- Conseguem tornar a educação mais divertida por adicionar o aspecto da aprendizagem colaborativa. Isso torna a tarefa dos pais e educadores muito mais simples.
Como usar jogos educativos?
Como destacado até aqui, os jogos educativos são importantes porque fornecem uma abordagem prática na aprendizagem.
Isso acontece porque essa ferramenta de ensino é construída para ser envolvente e também para motivar o aluno a continuar estudando.
Além disso, quando os alunos desfrutam de uma experiência inovadora de aprendizado, é provável que continuem a usá-la fora da sala de aula.
Sabia que seu filho pode aprender programação com jogos? Leia nosso artigo exclusivo sobre o tema: 4 jogos para aprender programação
Sobretudo, a diversão aliada ao aprendizado é a razão óbvia para você introduzir jogos educativos na rotina do seu pequeno.
Portanto, selecionamos 4 jogos educativos online e gratuitos para você se divertir e aprender mais com seu filho:
Países da copa do mundo 2022
Entrando no clima da copa do mundo no Catar, o primeiro jogo da nossa lista é ideal para quem ama futebol.
O Países da Copa Catar 2022 é um jogo educativo com foco em geografia e história, trazendo conteúdo sobre as seleções, camisetas oficiais, bandeiras dos países e várias curiosidades.
O quiz traz desafios diversos com perguntas sobre as capitais, bandeiras, copa do mundo e uniforme das seleções.
Informações sobre o jogo:
Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 3º, 4º e 5º ano
Idade: 8 a 10 anos
Clique aqui para jogar!
Corpo Humano – Aprendendo Inglês
O Corpo Humano – Aprendendo inglês é um jogo cujo objetivo é ajudar as crianças a desenvolverem a linguagem oral, vocabulário e memorizar a escrita do corpo humano em inglês.
Como funciona: ao iniciar o game, o jogador precisa clicar nas partes do corpo humano para escutar o áudio e ver a palavra em inglês.
Ao conquistar 10 estrelas, o jogador recebe um novo desafio que é escutar o áudio em inglês e assimilá-lo a parte do corpo.
Informações sobre o jogo:
Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º, 2º e 3º ano
Idade: 6 a 8 anos
Clique aqui para jogar!
Sabe Tudo de Porcentagem
O jogo Sabe Tudo de Porcentagem é uma ótima maneira de praticar a porcentagem nas diversas situações utilizadas no nosso dia a dia.
Indicado para alunos do 5° ao 7° ano, este game é interessante por fornecer desafios criativos, mesclando problemas de matemática, com jogos de palavras, formação de frases, entre outros.
Informações sobre o jogo:
Nível de ensino: Ensino Fundamental I e II
Série: 5º, 6° e 7° ano
Idade: 10 a 12 anos
Clique aqui para jogar!
Pontuação: Exclamação, Interrogação e Ponto
Pontuação é um jogo educativo que ajuda as crianças a compreenderem melhor o uso da exclamação, interrogação e ponto final em um texto.
O jogo fornece vários desafios inteligentes para o jogador treinar o uso dessas pontuações.
Alguns formatos de teste incluem jogos dos 7 erros, combinação entre peças e complete o texto com a pontuação certa.
Informações sobre o jogo:
Nível de ensino: Ensino Fundamental I
Série: 1º, 2º e 3º Ano
Idade: 6 a 8 anos
Clique aqui para jogar!
Sabemos que as crianças aprendem enquanto se divertem, sendo importante envolvê-las em atividades de aprendizagem, transformando os métodos tradicionais de ensino, como materiais impressos e aulas presenciais, em uma modelo digital, lúdico e interativo.
Portanto, os jogos educativos reúnem a natureza altamente estimulante e atraente dos videogames para aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos.
Conheça também 5 jogos de lógica online para estimular o raciocínio!
Gostou do artigo? Que tal conhecer outros conteúdos exclusivos no blog da Ctrl+Play?
Temos diversos artigos especiais sobre programação para crianças, mercado de trabalho, aprendizado, tecnologia, robótica e educação. Clique aqui e confira!