Minecraft na educação: como o jogo auxilia o desenvolvimento infantil
O uso do jogo Minecraft na educação tem relação com o método da aprendizagem ‘’gamificada’’, que já é uma realidade no Brasil. Este novo método de ensino já aponta para o futuro da educação, sendo ótimo para desenvolver algumas habilidades nas crianças de uma forma mais leve e divertida, coisa que as escolas de ensino tradicional muitas vezes não conseguem fazer.
Caminhando nesse sentido, a utilização do Minecraft na educação infantil está se popularizando cada vez mais. Atualmente, este é um dos games mais usados neste novo modelo de aprendizagem, em que é possível construir mundos em 3D com cubos e outros recursos que os jogadores conseguem explorar dentro dele.
Muito provavelmente, você já ouviu falar dele, já que o jogo é um sucesso na vida dos pequenos. Já foram vendidas mais de 121 milhões de cópias e recentemente, a Microsoft lançou uma nova versão chamada Minecraft: Education Edition, com novas ferramentas e funcionalidades pedagógicas.
Quais são os benefícios de usar o Minecraft na Educação Infantil?
Mas, afinal, quais são as vantagens de se usar o Minecraft na educação? O que ele traz de positivo para as crianças e jovens? Abaixo, elencamos alguns benefícios:
Desenvolve o espírito do trabalho em equipe
Na maioria das vezes, os pequenos já são especialistas em Minecraft por estarem habituados a jogar em casa durante o seu lazer. Os professores podem aproveitar essa paixão para focar na aprendizagem das crianças e, ao mesmo tempo, estimular que elas os ensinem o que sabem sobre o jogo.
Assim, os alunos aprendem a ensinar, uma vez que acabam tornando-se mentores dos professores que estão menos familiarizados com o jogo. Isso cria um espírito de trabalho em equipe, faz com que os pequenos entendam a importância de serem mais colaborativos em sala de aula.
Cria a habilidade de resolver problemas
No Minecraft, os pequenos se deparam com diversas situações em que construir um mundo pode não ser tão fácil quanto parece.
Um estudo revelou que os professores que passaram a utilizar o jogo em sala de aula perceberam que os alunos tiveram uma grande melhora na hora de resolver problemas. As crianças passaram a se mostrar mais pacientes e focadas na solução dos obstáculos na hora de criar o mundo que desejavam dentro do jogo.
Forma uma mentalidade de crescimento
Durante o uso do jogo em sala de aula, os professores também sentiram uma melhora significativa na autoconfiança das crianças. Os alunos passaram a interagir mais com os colegas para falar sobre novas estratégias e conquistas no jogo.
Além disso, na medida em que iam se sentindo mais à vontade para ir experimentando o jogo, os alunos começaram a perceber o fracasso como parte do processo de aprendizagem. Essa mentalidade de crescimento e de resiliência é essencial para o mercado de trabalho atual, principalmente para quem deseja seguir no ramo da tecnologia.
Fortalece a aprendizagem social e emocional
Jogar Minecraft pode ser uma forma de criar soluções inovadoras para problemas relevantes. Isso intensifica o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, tais como: consciência social, autoconsciência, tomada de decisão, autogerenciamento e relacionamento social.
Ao mesmo tempo, os pequenos gerenciam melhor as suas emoções para alcançar os seus objetivos dentro do jogo, uma característica essencial para os profissionais do futuro.
Portanto, a utilização do Minecraft na educação infantil se mostrou super vantajosa, ainda mais com a implementação da nova versão Minecraft Education Edition. Na Ctrl+Play, os professores também utilizam o jogo como uma maneira de aprender a programar com Minecraft e desenvolver competências que ajudam os pequenos na escola e na vida.
Quer saber mais sobre as nossas aulas? Entre em contato conosco! ????