Lógica de Programação: o que é e como entender?
Certamente você já deve ter se perguntado alguns termos de programação e como a gente se insere nesse mercado de trabalho, e com certeza essa dúvida ressoa muito mais quando se trata dos nossos filhos e o futuro profissional deles.
Hoje a Ctrl+Play preparou um conteúdo explicando o que é a lógica de programação e como as crianças podem ser inseridas nesse universo tecnológico.
O que é lógica de programação?
A definição de lógica de programação se baseia em um conjunto organizacional que segue uma sequência de códigos para trazer uma solução, para resolver um problema.
Por exemplo, para um usuário ter uma boa compreensão e experiência, o código é transcrito para a máquina que recebe esse texto e o converte em informações para serem compreendidas por pessoas ou outras máquinas.
Qual a melhor maneira para começar a entender uma programação?
Para compreendermos melhor uma programação podemos inseri-la em um exemplo do nosso dia a dia, todas nossas ações são seguidas por uma sequência lógica e não percebemos esse fato, ou seja, as ações que fazemos são consequências de um conjunto de outras ações que conduzirão a uma atitude final.
Para exemplificar, detalhe o passo a passo do que fazemos na manhã antes de sair para trabalhar e você verá uma sequência de etapas até sairmos ao objetivo final:
1. Levanto da cama e vou até o banheiro;
2. Ao chegar no banheiro, me olho no espelho e lavo o rosto e depois enxugo ele;
3. Saio do banheiro e me dirijo ao quarto para trocar de roupa;
4. Após trocar de roupa, preparo o meu café da manhã e me alimento;
5. Vou até o banheiro de novo e escovo meus dentes;
6. Vou até a sapateira procuro meu sapato e coloco eles;
7. Depois de colocá-los no pé, pego o meu celular e meus pertences e vou até a porta;
8. Abro a porta e vou até o ponto de ônibus.
Se colocarmos mais detalhes é possível criar uma sequência ainda maior.
Portanto, a técnica para determinar a sequência desses passos para a resolução de um problema é chamada de lógica de programação, porém a sequência da descrição desses eventos tem o nome de algoritmo.
Essa é a melhor maneira para começar a entender o que é programação. Contudo, dominar essa linguagem é a porta de entrada para se tornar um profissional da área, seja ele front-end ou back-end.
Neste outro artigo que fizemos falamos da importância das crianças aprender programação.
Por que aprender programação?
Ao aprender programação adquirimos muitos benefícios, um deles é a facilidade que temos em organizar processos, como estruturar nossos próprios pensamentos, nossos ambientes, além de realizar nossas tarefas de uma forma mais produtiva.
A forma de pensar das pessoas que aprendem programação irá mudar e provavelmente será impactada de forma positiva, melhorando o raciocínio lógico, adquirindo mais habilidade para desenvolver cálculos e trabalhar com números.
A programação também ensina a aprimorar o entendimento ao tentar resolver um problema complexo, trazendo uma solução mais eficaz em meios distintos.
Outra vantagem é o desenvolvimento da concentração, mudando totalmente como implementamos nossos próprios processos, pois ao querer atingir objetivos é necessário colocar uma ordem e categorizá-la e consequentemente a concentração vem por meio dessas ações da programação.
Como vemos a programação tem inúmeros benefícios, além de preparar nossos filhos para compreender melhor a tecnologia também é possível ajudá-los no mercado profissional, para entender melhor os benefícios que essa atividade proporciona, veja esse artigo que a Ctrl+play produziu sobre os motivos pelos quais devemos aprender a programar.
Melhores linguagens para começar a programar
Um bom programador deve ter um claro entendimento e compreensão das linguagens, porém existem diversas, com diferentes objetivos e finalidades.
Veja quais são as melhores linguagens para começar a aprender a programar:
Python
É um tipo de linguagem que vem sendo muito utilizada e possui a nomenclatura de uma das melhores linguagens de programação já desenvolvidas por ser uma tecnologia extremamente eficiente em seu desenvolvimento de machine learning, inteligência artificial, gestão, análise de dados e ciência.
Java
É muito conhecida, sendo um clássico entre as linguagens de programação. A linguagem Java é tecnicamente mais fácil de aprender pois utiliza uma técnica de linguagem orientada como o C e C + +. Portanto, é por esse motivo que as empresas escolhem o Java para ser utilizado e implementado em seus processos.
O Java contém uma linguagem estável e é muito utilizado no desenvolvimento de sistemas de servidores e de aplicações em geral.
JavaScript
É uma linguagem multifuncional, acessível, rápida e constantemente atualizada em versões anuais, podendo ser usada em desenvolvimento front-end ou back-end.
Diversas startups usam o JavaScript em seus processos, como a Uber, Netflix, entre outras. É uma ótima opção por fornecer qualidade e tecnologia funcional para a criação de servidores web dinâmicos e com segurança.