O que é um sistema operacional?
Se você está utilizando um smartphone, tablet ou computador para ler este artigo, saiba que isso só é possível porque o dispositivo/hardware que você tem na mão precisa de um sistema operacional para funcionar.
Também chamado de SO, o sistema operacional é um software que, após ser carregado no computador por meio de um programa de inicialização, gerencia todos os outros aplicativos instalados no seu computador.
Assim que você liga o seu laptop, por exemplo, logo passa ter o controle do mouse, movendo o cursor para qualquer lugar da tela, visualizando sua biblioteca de fotos e até acessando páginas online com o navegador de internet.
Embora seja fácil interagir com um software, o que muita gente não sabe é que tem muita função acontecendo para que ele funcione. E o sistema operacional é o responsável por controlar cada uma dessas tarefas.
Portanto, o sistema operacional é o software mais importante executado em um computador, gerenciando a memória e os processos do computador, bem como todos os softwares e hardwares.
Além disso, o SO permite que qualquer usuário interaja com o computador sem saber escrever códigos ou interpretar linguagens de programação.
Como um sistema operacional funciona e para o que ele serve?
A função do sistema operacional é gerenciar todo o software e hardware do computador, coordenando tudo isso para garantir que cada programa receba o que precisa para seu pleno funcionamento na hora certa.
Isso é necessário porque, na maioria das vezes, as aplicações diferem e precisam executar-se simultaneamente, acessando a unidade central de processamento (CPU), memória e armazenamento do dispositivo.
Leia também como funciona a carreira de um desenvolvedor, o que ele faz e quais habilidades exigidas para exercer a profissão!
As principais tarefas de um sistema operacional são enquadradas nas seguintes categorias:
- Gerenciar o processador e a memória RAM
- Administrar os dispositivos
- Controlar o armazenamento
- Interface do aplicativo e de usuário
- Gerenciamento de segurança do sistema
O que há em um sistema operacional?
Em geral, um OS inclui um programa principal chamado Kernel.
Conhecido também como o cérebro do computador, o Kernel é o recurso central do sistema operacional, sendo o responsável por gerenciar os componentes de hardware para que os softwares instalados consigam operar perfeitamente.
A seguir estão as funções de um Kernel:
- Acessar recursos do computador
- Gestão desses recursos
- Gerenciamento de memória
- Coordenação de dispositivos
De modo geral, um sistema operacional, após ser instalado no disco rígido, dependerá de uma vasta biblioteca de drivers de dispositivo para adaptar os serviços do sistema operacional ao ambiente de hardware, seja para gerar o som, imagem ou carregar algum software específico.
As vantagens de um sistema operacional
A maioria dos aparelhos que utilizam um sistema operacional para funcionar pode receber uma atualização de sistema para melhorar seu funcionamento.
Uma das razões pelas quais os sistemas operacionais usam códigos em vez de circuitos físicos permanentes é que eles podem ser alterados ou modificados sem a necessidade de descartar todo o hardware.
Você sabia que existem diversos tipos de softwares? E que eles são desenvolvidos para desempenhar uma função específica? Clique aqui e confira a diferença entre eles!
Para um usuário comum de computador, isso significa que você pode adicionar uma nova atualização de segurança, patch de sistema ou até mesmo um sistema operacional totalmente novo.
Portanto, o usuário não precisa descartar seu computador e investir dinheiro para adquirir um novo quando desejar fazer upgrade de sistema.
Tipos de sistema operacional:
Os sistemas operacionais geralmente já vêm instalados em qualquer computador que você comprar.
Ou seja, a maioria das pessoas usa o sistema operacional que vem com o computador, mas é possível atualizá-lo ou até trocá-lo para outro sistema operacional.
Os três sistemas operacionais mais comuns para computadores pessoais são Windows, macOS e Linux.
Já para dispositivos móveis, os sistemas operacionais mais usados atualmente são o Android, da Google, e o iOS, da Apple.
Windows
A Microsoft lançou o sistema operacional Windows em novembro de 1985.
Existem muitas versões do Windows, onde as mais recentes são o Windows 10 e 11, lançado em 2015 e 2021 respectivamente. Além do Windows 8 em 2012, o Windows 7 em 2009, Windows XP em 2001, entre outros.
O Windows vem instalado na maioria dos novos PCs vendidos em todo o mundo, o que ajudou a torná-lo o sistema operacional mais popular até o momento.
Linux
Linux é uma família de sistemas operacionais de código aberto, o que significa que eles podem ser modificados e distribuídos gratuitamente por qualquer pessoa.
Diferentemente de um software proprietário como o Windows, somente a própria Microsoft pode atualizá-lo.
Vantagens do Linux: são totalmente gratuitos e há muitas distribuições/versões diferentes para o usuário escolher.
As distribuições Linux mais usadas são: Ubuntu, Linux Mint, Manjaro, Fedora e Debian.
De acordo com StatCounter Global Stats, os usuários do Linux representam menos de 2% dos sistemas operacionais usados no mundo, diferente do Windows que lidera o mercado com 29%.
No entanto, a maioria dos servidores executa o Linux porque é relativamente fácil de personalizar e seguro.
Android e IOS
Os sistemas operacionais dos quais falamos até agora foram projetados para rodar em computadores de mesa e laptops.
No entanto, os dispositivos móveis, como smartphones, tablets e leitores de ebook são diferentes dos computadores convencionais e precisam executar um sistema operacional específico.
Quando se trata de SO para dispositivos móveis, o Android domina o mercado global com 43% de usuários ativos e o iOS somente com 17% em todo o mundo.
Leia nosso artigo especial sobre algoritmos: características, aplicações e tipos
A Google desenvolveu e lançou o Android em 2008. Desde então já teve muitas versões e atualizações, sendo a última em 2022, nomeando-a de Tiramisu em referência ao tradicional doce italiano
Sendo assim, o Android é o sistema mais popular atualmente, pois é um SO operacional móvel baseado no Linux Kernel de código aberto.
A Apple lançou o sistema operacional iOS em 2007 para o iPhone de primeira geração e desde então atualizou-o para oferecer suporte a outros dispositivos da Apple, incluindo o iPod Touch e o iPad.
Por fim, apresentamos os sistemas mais utilizados em todo o mundo, mas há outros sistemas operacionais para computadores de mesa, smartphones, SmartTV, relógios inteligentes, entre outros.
Essa variedade de sistemas nos mostra como o mundo da programação é imenso e com muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Por isso, te convidamos a conhecer as principais linguagens de programação, clique aqui e leia o artigo!
Um desenvolvedor consegue criar aplicações para Android ou somente para iOS, softwares para Windows ou atuar com criação de jogos multiplataforma.
Ou seja, as oportunidades são ilimitadas. Por isso, te convidamos a conhecer os cursos de tecnologia e programação da Ctrl+Play.