Pensamento lógico e programação: como se relacionam?
O pensamento lógico e o aprimoramento do raciocínio podem acontecer mais facilmente e também mais rapidamente na infância.
Isso porque crianças estão sempre cercadas de novidades, de coisas novas que nunca viram antes, que estimulam esse desenvolvimento.
Porém, você sabia que existem certas atividades – como a programação – que podem auxiliar e ampliar essa desenvoltura? É exatamente sobre isso que vamos focar nesse artigo!
Continue a leitura para saber como a programação ajuda no aprimoramento do pensamento lógico, e também quais os benefícios desse aprendizado para as crianças!
Mas afinal, o que é pensamento lógico?
Antes de nos aprofundarmos em como a programação é importante para o desenvolvimento do pensamento lógico, vamos entender qual é a definição desse termo.
O pensamento lógico é uma habilidade cognitiva que envolve a capacidade de raciocinar de forma coerente, consistente e sequencial, seguindo princípios lógicos e regras predefinidas.
Ou seja, é a capacidade de organizar informações, fazer conexões, identificar padrões e inferir conclusões baseadas em evidências lógicas.
Para mais informações, leia também o nosso artigo complementar sobre pensamento computacional!
Sendo assim, o pensamento lógico permite:
- analisar situações
- resolver problemas
- tomar decisões fundamentadas
- e seguir argumentos válidos.
Além disso, ao desenvolver esse pensamento é importante para várias áreas, como matemática, ciência, filosofia, programação de computadores e resolução de problemas do dia a dia.
Visto que ele ajuda as crianças desde cedo a desenvolverem habilidades de análise crítica, tomada de decisão, resolução de problemas complexos e compreensão de conceitos abstratos.
E como a programação auxilia no desenvolvimento do pensamento lógico?
Primeiramente, é importante saber que a lógica é muito presente dentro do ambiente tecnológico.
Afinal, todo código que um desenvolvedor escreve é baseado na lógica de programação. Que é basicamente um conjunto organizacional que segue uma sequência de comando para trazer uma solução.
Sendo assim, desde o início do aprendizado de computação, as crianças desenvolvem o pensamento lógico em um ambiente prático e de forma interativa.
Para exemplificar bem, trouxemos alguns conceitos que são ensinados no curso de programação e que ajudam muito no desenvolvimento dessa habilidade. Vamos conferir?
Pensamento algorítmico e Sequenciamento
Ao programar, é necessário criar algoritmos, ou seja, sequências lógicas de instruções para solucionar problemas.
Leia mais sobre o que são algoritmos clicando aqui!
Nesse processo, as crianças estimulam a capacidade de dividir problemas complexos em etapas menores e mais gerenciáveis.
Assim desenvolvendo habilidades de planejamento e organização lógica.
Resolução de problemas
Sob o mesmo ponto de vista, e em conjunto, com o tópico anterior, a programação envolve a identificação e solução de problemas por meio da aplicação de lógica e raciocínio.
Dessa forma, ao enfrentar desafios de programação, as crianças são incentivadas a utilizar o pensamento lógico para analisar os problemas, identificar os elementos relevantes e então encontrar ou pensar em soluções eficazes.
Depuração
Durante o processo de escrever e criar um código de programação, erros e bugs são super comuns.
Portanto, encontrar uma solução para esses problemas exige do desenvolvedor um pensamento lógico sistemático, para que seja possível identificar e corrigir as falhas.
Sendo assim, todo esse processo desenvolve a habilidade de depuração de código e o raciocínio lógico para analisar e corrigir erros.
Pensamento Abstrato
Até agora citamos e focamos no termo pensamento lógico, porém a programação também lida com vários conceitos abstratos, como variáveis, loops e condicionais.
Ao trabalhar com esses conceitos, a criança trabalha a capacidade de compreender e manipular abstrações, o que contribui para o desenvolvimento do pensamento abstrato e da habilidade de generalização.
Dessa forma, com o tempo, os pequenos conseguem pensar e imaginar conceitos além da realidade, para então estabelecer hipóteses, comprová-las e solucionar assim o problema que enfrenta.
Agora que você sabe como a programação se relaciona com o desenvolvimento do pensamento lógico, que tal garantir que o seu filho trabalhe essa habilidade?
Venha conhecer mais sobre a Ctrl+Play e os nossos cursos de programação em uma aula experimental. Clique e cadastre-se!