Confira como foi a primeira edição do Hackathon Ctrl+Play!
No último mês aconteceu a final da primeira edição do Hackathon organizado pela Ctrl+Play!
Na noite da final, crianças e jovens apresentaram seus projetos – nos quais trabalharam por vários meses e que foram aprovados nas etapas regionais!
Posso garantir que foi uma enorme satisfação e alegria ver os nossos alunos tão engajados, animados e focados na construção e apresentação de seus projetos.
Por isso, tivemos que compartilhar esse momento com vocês. Separe um tempinho para a leitura e venha saber tudo sobre o Hackathon Ctrl+Play!
O que é o projeto Hackathon?
Por definição, hackathon é um tipo de evento – ou competição – que reúne programadores para desenvolver a melhor solução para um determinado desafio.
Aqui na Ctrl+Play, buscamos um tema que despertasse nos alunos o senso de comunidade, fazendo-os desafiar seus limites e mostrar seus potenciais.
Dessa forma, o tema dessa edição do Hackathon Ctrl+Play foi:
- “Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.
Além disso, a competição contou com 3 categorias, que estão relacionadas diretamente ao curso dos integrantes do grupo. Ou seja, as equipes foram divididas entre os níveis Kids, Teens e Young.
Todos os projetos passaram pela fase regional, onde as apresentações eram feitas na própria escola que o grupo frequentava. Nessa fase, a competição era entre as equipes de uma mesma unidade e de mesmo nível.
Após a final das apresentações regionais, os grupos vencedores passam para a fase nacional, para competir com as equipes de outras escolas do Brasil inteiro – ou seja, a fase final.
Conheça os vencedores
Antes de conhecer os projetos vencedores do Hackathon Ctrl+Play, vou te contar um pouquinho sobre os critérios de avaliação!
Como comentamos anteriormente, esse tipo de evento busca uma solução inovadora para o tema proposto. Sendo assim, a criatividade, inovação e o impacto social eram pontos de focos importantes para o grupo no decorrer do evento.
Além disso, um dos maiores benefícios nesse formato de evento, é a colaboração no desenvolvimento do projeto. Ou seja, o trabalho em equipe também foi avaliado, juntamente com a qualidade técnica e funcionalidade do código final.
E enfim, a apresentação das equipes na fase nacional foi o critério de avaliação final para decidir o nosso pódio!
Vamos ver como ele ficou?
Nível Kids – Valentina de Souza, Valentina Duré e Nicole de Campo Grande
As nossas alunas de Campo Grande desenvolveram um jogo usando a plataforma Scratch. O game surgiu com o objetivo de estimular o aprendizado da leitura de forma divertida.
Com o auxílio da professora Julia, a equipe criou um jogo com vários níveis, onde o jogador é apresentado a uma palavra embaralhada e deve acertar a ordem certa das letras para ganhar pontos!
Nível Teens – José Fernandes de São José dos Campos
Nosso aluno José quis desenvolver um jogo com foco em ensinar a lógica de programação para o usuário.
Sendo assim, as fases foram produzidas em forma de quebra-cabeça, onde o jogador deve usar a lógica para escrever um código em blocos simples para resolver o problema apresentado por aquele nível.
Ainda mais, o jogo conta com dicas para ajudar o usuário a entender os quebra-cabeças e os comandos necessários para atingir o objetivo final!
Nível Young – Eduardo Paes, Luís Gustavo de Faria e Marcos Vieira de Souza de São José dos Campos
Este grupo desenvolveu uma solução para facilitar o acesso e o estudo de programação relacionado à linguagem python.
O aplicativo visa tornar a programação mais acessível e amigável, com um suporte personalizado para programadores iniciantes.
O ‘Pythonary’ é um chatbot pensado para auxiliar a entrada no mundo da programação de uma forma mais intuitiva. Permitindo assim um aprendizado personalizado, rápido e fácil!
Quais os benefícios do Hackathon Ctrl+Play?
Além do aprendizado de programação que todos os projetos trouxeram para os alunos, existem outros diversos benefícios que o evento proporcionou para os participantes.
Como o respeito mútuo, pois todas as equipes tinham que mostrar respeito por seus adversários, independentemente do resultado da competição.
Dessa forma, cria-se um ambiente de cooperação que encoraja os participantes a valorizarem o esforço e a criatividade de todos.
Vale lembrar também que o processo de desenvolvimento dos projetos estimula a cooperação e a ajuda mútua entre as equipes.
Além de incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
Desde as reuniões iniciais até as apresentações finais os alunos estavam desenvolvendo habilidades técnicas e sociais que vão auxiliá-los no futuro pessoal e profissional!
Por isso, estamos orgulhosos do resultado desta primeira edição e parabenizamos todas as equipes participantes e projetos inscritos!