Quais os benefícios de aprender robótica na infância?
Em um mundo cada vez mais tecnológico, aprender robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação para as crianças.
A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo dos pequenos. Além disso, ajuda a promover a abertura de um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho no futuro.
Assim, pode se dizer que o aprendizado de robótica na infância pode trazer inúmeros benefícios para os pequenos.
Com a robótica, as crianças se divertem, enquanto mergulham no mundo da tecnologia e da criatividade. Tudo isso por meio de aulas instigantes e interativas.
Nos cursos, a criação de jogos, softwares e aplicativos acontece de um jeito especial, envolvendo ainda mais os pequenos e trazendo inúmeros benefícios para as crianças.
E então? Ficou animado para oferecer esse aprendizado ao seu filho? Saiba que os benefícios não param por aí. Continue a leitura e conheça ainda mais vantagens proporcionadas pela robótica para o futuro do bem mais precioso que você tem na vida.
Benefícios de aprender robótica na infância
Aprender robótica na infância permite que as crianças desenvolvam algumas habilidades que serão ainda mais essenciais no futuro. Conheça abaixo as principais delas!
Desenvolvimento do raciocínio lógico
Talvez essa seja uma das razões mais importantes para o seu filho aprender robótica. O raciocínio lógico consiste na habilidade de organizar o pensamento para chegar a uma conclusão ou resolver um determinado problema. E essa é uma das áreas mais estimuladas pela robótica!
Além disso, quando a criança aprende mais com as ferramentas proporcionadas pela educação tecnológica, ela consegue desenvolver qualquer atividade com maior autonomia e rapidez.
Ou seja, ela vai crescer preparando o seu intelecto para um futuro repleto de desafios. E nos sabemos que em um futuro digital, os cidadãos com uma capacidade enorme de encontrar soluções ágeis e eficientes para problemas irão se destacar.
Apuração da escrita
Pensando que o ensino da robótica estimula diferentes áreas do desenvolvimento infantil, é natural que a escrita também seja afetada. Visto que a educação tecnológica contribui para o favorecimento da motricidade e do estímulo à leitura e à investigação. Mais um benefício da robótica para as crianças!
Afinal, quem lê amplia o seu vocabulário e escreve melhor. Simultaneamente, o exercício manual funciona como um mecanismo que facilita o aprendizado da escrita.
Assim, já que as atividades compreendem a execução de trabalhos manuais e estimulam a exploração, escrever corretamente acaba tornando-se uma consequência positiva e natural.
Vale lembrar que com o raciocínio lógico mais apurado, a estruturação das ideias faz com que as frases sejam transferidas para o papel de maneira coerente e com fácil entendimento.
Maior senso criativo ao aprender robótica
Outro benefício da robótica é o estímulo à criatividade das crianças.
Afinal, sempre que pensamos em características de uma criança é comum que a criatividade e a imaginação estejam entre as primeiras particularidades infantis a serem lembradas. Isso porque, esses dois traços de personalidade dos pequenos são incríveis e devem ser explorados positivamente para o seu próprio desenvolvimento.
Muitas crianças acabam por desenvolver ainda mais essas habilidades ao serem estimuladas a encontrar respostas criativas para problemas e questionamentos reais, .
Pois durante o aprendizado de tecnologia, os exercícios tendem a fazer com que o aluno escolha sempre uma solução inteligente para os desafios do seu cotidiano.
Resolução de problemas com mais facilidade
A criatividade na resolução de problemas é muito importante, mas não é o único fator a ser considerado. Aprender robótica não se resume a soluções diferenciadas. A agilidade na construção desses pensamentos também deve ser considerada.
Isso porque, encontrar uma resposta com facilidade pode ser um grande indicativo do quanto a criança está preparada para um futuro promissor. Ao se deparar com desafios diversos, a percepção da criança sobre o mundo ao seu redor aumenta e, consequentemente, seu conhecimento também.
Todos esses elementos são decisivos para que o pequeno se transforme em um adulto preparado para as adversidades futuras. Desse modo, a habilidade de resolver problemas é uma das características mais requisitadas em qualquer área de atuação profissional.
Fortalecimento do aprendizado em outras disciplinas
Ao aprender robótica, a criança entra em contato com diversos tipos de problemas que estão correlacionados. Questões de mecânica, eletrônica, física, matemática — e até mesmo português ou biologia — podem ser trabalhadas, dependendo do robô.
A educação tecnológica compreende uma série de instrumentos para o aprendizado, que podem variar de acordo com a faixa etária e o contexto pedagógico a ser trabalhado. Brinquedos que envolvem eletrônica, kits educacionais e até mesmo a montagem de pequenos robôs permitem que todas as esferas sejam contempladas.
O apoio pedagógico, o material didático e a plataforma utilizada para os estudos fazem com que esses alunos se familiarizem com números, novas palavras e curiosidades gerais apresentadas. Dessa forma, eles absorvem o conteúdo teórico e conseguem aplicá-lo na prática com mais facilidade.
Imagine que hoje o seu filho possa montar um robô que simule o pulo de um grilo e o projeto seja iniciado com um vídeo apresentando o animal e o meio em que ele vive. Bacana, né? Com isso, além de aprender robótica o seu filho irá reforçar o ensino de Ciências que ele já tem na escola regular. Em seguida, na próxima aula, ele vai precisar exercitar a matemática e fazer cálculos para tirar o projeto do papel. Não é demais?
Ainda mais, a língua inglesa também é trabalhada nesse processo. Visto que muitos dos termos presentes no mundo tecnológico ainda não têm tradução, o que faz com que a criança conheça novas palavras, desenvolva a dicção e aprenda naturalmente a pronúncia correta da combinação de letras, sílabas e palavras. Não é demais?
Benefícios no desenvolvimento pessoal
Além dos benefícios cognitivos que a robótica traz para as crianças, ela também pode ajudar com o desenvolvimento pessoal e emocional dos pequenos. Isso porque, quando crescemos, esferas pessoais desalinhadas podem causar inúmeros problemas e desconfortos. Nesse sentido, a educação tecnológica também é capaz de promover o desenvolvimento de algumas características pessoais importantes para o crescimento e a evolução como seres humanos.
Dentre eles, temos a organização, o comprometimento e a sociabilidade, por exemplo. Todos estes são elementos fortemente trabalhados por meio do ensino da robótica. Veja mais abaixo!
Organização e disciplina
Sabemos que é necessário um planejamento bem estruturado e seguido à risca para que um projeto funcione corretamente. Com isso, a criança percebe que, se for organizada e disciplinada desde a etapa de planejar até a de executar, consegue atingir os resultados esperados com mais facilidade. E essa atitude acaba se tornando um hábito.
Comprometimento e resiliência
Mesmo com disciplina e organização, erros podem acontecer, e alguns projetos não funcionarão como deveriam. Diante de uma situação dessas, é preciso encarar o desafio com certa maturidade, rever o que pode ser feito e adequar os processos para que o trabalho seja melhorado e atinja o efeito esperado. Assim, o aluno se torna mais comprometido com suas responsabilidades e extremamente persistente.
Socialização e trabalho em equipe
Aprender robótica não é uma prática exclusivamente individual. Normalmente, as aulas são realizadas para grupos. Assim, cada membro da equipe fica responsável por uma função. Portanto, para que o projeto saia do papel, é necessário que os integrantes conversem entre si e respeitem as funções preestabelecidas. Logo, as crianças aprendem a socializar melhor e a trabalhar em equipe.
Participação no mundo digital
A revolução digital é uma realidade. A tendência é que algumas profissões desapareçam, enquanto outras sejam fortalecidas e, até mesmo, criadas. Grande parte delas está relacionada à tecnologia! Quem se preocupa com o futuro dos filhos deve estar atento a esse novo molde do mercado de trabalho. Felizmente, a educação tecnológica pode desenvolver os pequenos para esse conceito que vem se formando.
Durante as aulas, os professores apresentam aos alunos noções básicas de linguagens de programação, permitindo-lhes conhecer um pouco sobre o que é necessário para executar um projeto.
Nesse processo, as crianças se familiarizam com os conceitos lógicos implementados por meio de códigos, levando a presença dos serviços digitais para o seu cotidiano e aprendendo como empregar a tecnologia de forma empoderada e ativa.
Essa prática vai além do preparo para o mercado de trabalho e da capacitação para o futuro profissional. Quando em contato direto com a rede mundial de computadores, as crianças aprendem que a internet não é um terreno totalmente seguro e conhecem os mecanismos para se protegerem das mais variadas ameaças apresentadas.
Desenvolvimento da curiosidade
No passado, crianças curiosas já foram vistas como inconvenientes. Contudo, essa é uma característica fundamental para o aprendizado infantil e a educação do seu filho.
Afinal, é por meio dos questionamentos que os pais podem descobrir os interesses dos pequenos, o que estão vivendo fora do alcance dos seus olhos e em quais pontos podem e devem ser estimulados.
A robótica desperta esse sentimento de forma natural, por meio de questões como as que listaremos a seguir.
- Por que eu devo colocar essa peça e não outra?
- O que vai acontecer se eu desconectar essa peça desse lugar?
- Depois de estruturar o meu robô, o que eu faço se ele não funcionar?
Ao ser estimulada nas aulas, a criança reflete esse comportamento no dia a dia. Além de despertar o senso de investigação, também a aproxima dos pais por meio das perguntas.
Aumento do interesse pelo aprendizado
Tanto as características aqui apresentadas quanto os benefícios levam a um só caminho: o de tornar o aprendizado mais prático, dinâmico e interessante para esses pequenos seres em formação.
Aliado ao modelo tradicional em que as crianças mergulham no universo escolar dos livros didáticos, literários e da lição de casa, o ensino de robótica pode fazer com que elas entendam que são capazes de construir algo com a ajuda de seus conhecimentos e percebam o quanto são aptas a produzir com o que aprendem na escola e no dia a dia.
A consequência só poderia ser o aumento do interesse em aprender cada vez mais. As aulas despertam o encanto pelos estudos e o prazer pelo cumprimento das obrigações diárias nos pequenos. Além disso, a educação tecnológica estimula a criança e oferece grandes possibilidades de melhora no desempenho escolar.
A constante busca por novos conhecimentos, novidades e coisas interessantes faz com que os pequenos se transformem em adultos sábios e capazes de sugerir projetos e soluções inovadoras.
Formas de ensinar a robótica para crianças
Quando falamos de robótica, é comum que venha em nossa mente máquinas gigantes, como as criadas em grandes produções do cinema. Esse tipo de pensamento dificulta a associação entre o ensino da robótica e as crianças. Porém, saiba que a robótica está presente em nossa vida cotidiana de diferentes formas, seja em brinquedos para os pequenos ou em limpadores automáticos de piscinas.
Assim, quando você insere as crianças diretamente na realidade dos robôs, é possível ensinar conceitos matemáticos e de ciência, além de desfrutar de outros benefícios já mencionados. Para isso, uma opção é matricular os pequenos em instituições de ensino que ofereçam esse diferencial, entrem nas tendências de mercado de trabalho do futuro e aumentem o contato e o aprendizado das crianças com o universo tecnológico.
Para analisar se as crianças são capazes de aprender robótica na infância, a partir da escola escolhida para esse ensino, você deve ficar de olho em algumas competências ensinadas. As principais delas são:
- inteligência emocional: com a ajuda de equipamentos tecnológicos, como os robôs, devemos ensinar as crianças a comunicar suas emoções e ouvir as dos demais;
- criatividade: o ensino de robótica pode ser uma ótima ferramenta para estimular a criatividade, especialmente na resolução de problemas;
- trabalho em equipe: os robôs também podem ser ótimos meios de ensinar as crianças que cada pessoa tem seu ritmo e habilidades. Assim, é possível construir um bom trabalho de forma conjunta.
Outra opção é procurar por formações mais específicas do ensino de robótica, para a complementação do currículo escolar. Existem opções que proporcionam esse ensino desde os níveis básicos até o avançado.
Idade ideal para iniciar o ensino da robótica
Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a infância é a melhor fase para aprender sobre robótica. Inclusive, a aprendizagem na área não é exclusividade de crianças mais velhas. Veja:
- aos 2 anos, é possível começar a aprender robótica na infância por meio da montagem de brinquedos;
- aos 4 anos, a criança já pode começar a solucionar pequenos problemas, como consertar um brinquedo ou trabalhar com simulações;
- aos 7 anos, os pequenos podem praticar atividades lúdicas e softwares especiais, podendo, por exemplo, inserir um comando para que os robôs realizem determinada função;
- aos 14 anos, já é possível tornar o ensino mais complexo e ensinar as crianças a criarem aplicativos específicos, já que há uma maior habituação com a linguagem técnica da programação.
Robótica como facilitadora do aprendizado na infância
A robótica pode ser uma ótima maneira de prender a atenção dos pequenos em assuntos da sala de aula. Além do mais, como visto, também pode ser uma forma de incentivar o aprendizado de outros assuntos, como matemática, ciências, tecnologia e até engenharia.
Por exemplo, a matemática pode ser um assunto muito difícil para muitos, mas os pequenos podem encontrar no ensino da robótica uma maneira interativa de aprender. A partir disso, é possível ver como conceitos simples e avançados de matemática afetam o modo como um robô responde ao ambiente. Assim, aprender fica mais fácil!
Como você pôde perceber, aprender robótica na infância é uma atividade que está intimamente relacionada ao desenvolvimento das crianças. A educação tecnológica proporciona crescimento e preparação para diferentes desafios.
Depois de todos os benefícios que apresentamos, é hora de colocar seus filhos para aprender robótica. Nós, da Ctrl+Play, podemos ajudá-lo! Entre em contato conosco e descubra o que a nossa escola pode proporcionar aos seus pequenos. Esperamos por você!