Realidade Virtual: quais são os benefícios para as crianças?
A tecnologia VR (Virtual Reality) ganhou força em todo o mundo — e com toda a razão. Essa é uma técnica moderna que permite vivenciar experiências simuladas, trabalhando os sentidos da visão e audição, e que traz ótimos benefícios para o desenvolvimento da cognição. Por isso a realidade virtual para crianças é tão indicada, principalmente no que diz respeito a educação.
Quer saber mais sobre esse assunto? Neste post, reunimos os maiores benefícios que a realidade virtual pode oferecer à educação infantil. Acompanhe e saiba como é possível unir diversão com aprendizado!
Benefícios da realidade virtual para a educação
A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em uma história, podendo interagir com o ambiente simulado, sem nenhum risco à sua integridade física ou mental. Dessa forma, não é à toa que ela vem sendo aplicada em diversos setores, inclusive na medicina para simular procedimentos cirúrgicos. Já para as crianças, é como um jogo de videogame, porém, com mais possibilidades.
Ainda mais, além de ser divertida, a realidade virtual pode contribuir para o desenvolvimento infantil. A seguir, veja quais vantagens a VR oferece à educação das crianças!
Entretenimento educativo
Quer coisa melhor que um aprendizado lúdico para as crianças? Com a realidade virtual é possível não apenas oferecer um entretenimento saudável para os pequenos, como também se pode ensinar vários conceitos importantes por meio das atividades simuladas.
Aprendizado acelerado
A tecnologia vem se mostrado como uma ótima ferramenta para potencializar o aprendizado, principalmente durante a infância. Com a realidade virtual não é diferente. Como ela entretém o aluno, ele se sente mais relaxado e essa redução da apreensão é favorável para aprender conteúdos que, geralmente, são mais difíceis.
Além disso, é possível fazer com que as crianças interajam melhor entre si, o que também contribui para o aprendizado de uma turma. Sem contar que muitos jogos são feitos a partir da repetição e fazer uma atividade mais de uma vez contribui muito para que a criança entenda melhor o assunto.
Desenvolvimento cognitivo
A capacidade de processar informações, melhorar a percepção, aprender novos conteúdos, entre outras, faz parte do desenvolvimento cognitivo de uma pessoa. A realidade virtual contribui muito para isso, ao colocar o indivíduo no papel principal, precisando usar essas habilidades para interagir com o novo ambiente.
Aprimoramento de habilidades
Não é apenas a cognição que é trabalhada com a realidade virtual. Habilidades como lógica, concentração, imaginação, paciência, coordenação motora e muitas outras são aprimoradas com a prática da VR.
Com essa tecnologia, é possível emergir em um novo mundo, com cenários realistas ou futurísticos, e trabalhar diversas habilidades de maneira simples, sem correr nenhum perigo de se machucar.
Como visto, aliar tecnologia com educação é uma das ideias mais promissoras da atualidade. Por isso, apostar na realidade virtual para crianças e confiar em escolas como a Ctrl+Play, que incentiva a educação consciente dos alunos no mundo digital, são maneiras de contribuir para o desenvolvimento de seus filhos.
O que achou da ideia? Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!