Software: o que é e quais são os tipos?
Você sabia que existem diversos tipos de softwares? E que eles são desenvolvidos para desempenhar uma função específica?
Ainda mais, você já notou que os softwares estão ao nosso redor, ajudando na nossa interação com a tecnologia?
Enfim, para ter todas essas respostas e entender um pouco mais sobre as funcionalidades dos softwares é só continuar a leitura! Vamos lá?
Primeiramente, o que é software?
Antes de mais nada, temos que entender o que esse termo significa e tudo o que ele engloba. O software é basicamente um serviço computacional, que é utilizado para realizar ações nos sistemas de computadores.
Em outras palavras, um software é todo programa que está presente nos dispositivos que usamos, nos computadores, celulares, entre outros. E esse programa é o responsável pelas tarefas, logo, ele que irá garantir a realização delas.
Veja mais sobre como esses programas são criados e quem são os profissionais por trás dos softwares, clicando aqui!
Algumas atividades que fazem parte do dia a dia e que podem ser executadas rapidamente por conta dos softwares dos aparelhos:
- Enviar mensagens através do WhatsApp ou Facebook;
- Ouvir músicas no Spotify;
- Acessar a internet pelo Chrome.
Dessa forma, fica claro que o software é a ligação entre o dispositivo e o usuário, que tornara possível a realização de todas as atividades da melhor maneira possível.
Como ele é construído?
A construção – ou desenvolvimento – de um software é um conjunto de atividades complexas, mas de extrema importância para a conclusão do projeto. Afinal, é durante essas atividades que se define, desenvolve, testa e tem a segurança de que o software irá se manter funcional.
Listamos alguns dos objetivos que os desenvolvedores devem estabelecer no início do processo de construção do software:
- Mapear as atividades que necessitam ser feitas;
- Definir datas para a execução das atividades;
- Pessoa ou grupo a executar tais atividades;
- Padronização no processo de desenvolvimento.
Em seguida, quando esses pontos estão definidos, a equipe pode iniciar o desenvolvimento e a criação do programa. Logo, o projeto começa a passar pelas seguintes etapas: Levantamento de requisitos, análise de requisitos, projeto, implementação, testes e, por fim, a implantação.
Veja no nosso artigo complementar qual a importância de aprender programação e como essa habilidade pode ser útil para os pequenos no futuro!
Quais são os diferentes tipos de softwares?
Software de Sistemas
Os softwares de sistemas podem ser considerados como os mais importantes dessa lista. Isso porque eles servem de base para outros tipos, que veremos em seguida.
Nessa categoria estão os softwares responsáveis pelos sistemas operacionais que estão presentes em todos os dispositivos. Dessa forma, eles tornam os aparelhos funcionais e auxiliam os usuários em seu uso.
Então, podemos dizer que os softwares de sistemas são desenvolvidos para alcançar 2 objetivos:
- Gerenciar recursos físicos do dispositivo para coordenar tarefas e administrar a memória para seu uso;
- Oferecer uma experiência de uso para que seja possível controlar e interagir com o sistema.
Software de Aplicativos
Aqui nós falamos dos programas que são derivados de uma programação de software, e que visam o funcionamento de uma tarefa específica.
Definitivamente esses são os tipos mais conhecidos de softwares, pois são utilizados em nosso cotidiano para realizar tarefas como ouvir música, vídeos, criar e editar planilhas e arquivos.
Na grande maioria das vezes, são utilizados por dispositivos móveis e computadores.
Software de Programação
Os softwares de programação são aqueles que tornam possível que programadores, através do uso de linguagens de programação, criem outros programas, que terão objetivos diferentes.
Dessa forma, eles fornecem ferramentas e soluções para testar, compartilhar, gerenciar e até de facilitar a escrita dos códigos.
Quer saber mais sobre quais são as profissões que estão em alta no mercado da tecnologia? Veja o nosso artigo e confira uma lista!
Software de Comunicação
Nessa categoria temos algumas das aplicações mais usadas no cotidiano. Afinal, quem é que não manda mensagens – seja no ambiente de trabalho ou familiar – diariamente?
Enfim, são os softwares de comunicação que permitem ao usuário a troca de mensagens e informações entre eles, seja em tempo real ou não.
Alguns exemplos desse tipo:
- Gmail;
- WhatsApp;
- Slack.
Gostou deste artigo? Convidamos você a conhecer outros conteúdos especiais no blog da Ctrl+Play. Temos artigos exclusivos sobre educação, aprendizado, programação, tecnologia, futuro profissional, entre outros.