Qual a importância da tecnologia na medicina?
A tecnologia na medicina tornou-se indispensável para a área de saúde com a inserção de soluções inovadoras que mudaram significativamente o modo de atuação de médicos e especialistas em saúde.
Ou seja, um grande número de inovações tecnológicas está transformando a medicina e o setor de saúde em todo o mundo.
A tecnologia médica é extremamente importante e vantajosa para os profissionais de saúde, pois consegue ajudá-los no diagnóstico precoce de doenças. Assim melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Sobretudo, os avanços na tecnologia médica concedem mais oportunidades de testes, onde as empresas de saúde podem capturar inúmeros dados de um paciente e usá-los para fornecer cuidados mais personalizados.
Além disso, a tecnologia também ajudou a otimizar e automatizar essa coleta de dados para que as organizações de saúde consigam revisar continuamente os resultados e identificar problemas. Bem como descobrir maneiras de aprimorar o atendimento e a experiência do paciente.
Um software médico com sistema integrado é uma forma segura para armazenar os registros digitais de pacientes, realizando backup em nuvem para que profissionais autorizados consigam acessar os registros no momento em que precisarem.
Ainda mais, a pandemia de Covid-19 acelerou os cuidados de saúde que impactarão o futuro. Ou seja, várias tecnologias médicas promissoras foram testadas em grande escala.
Agora é questão de tempo para que essas tecnologias possam ser usadas de forma integrada em um mundo pós-pandemia.
Como a tecnologia é usada na medicina?
A tecnologia na medicina é usada hoje para o desenvolvimento de
- Aplicativos médicos
- Monitoramento remoto do paciente
- Cirurgia com auxílio de robôs e tecnologia cirúrgica
- Tecnologia artificial e sensores inteligentes
- E muito mais.
Conforme dados do relatório Building the Hospital of 2030, o setor de saúde será digitalizado até 2030 com soluções inteligentes como:
- Aplicativos de monitoramento de saúde para autodiagnóstico do paciente
- Hospitais automatizados com sensores que medem a frequência cardíaca, temperatura e frequência respiratória do paciente no momento que entrar no hospital
- Central de dados digitais integrados aos registros digitais de pacientes
- Inteligência Artificial (IA) para ajudar no diagnóstico e tratamentos
Além das inovações citadas acima, selecionamos algumas tecnologias na medicina que já estão sendo usadas em hospitais e consultórios médicos, mas devem crescer ainda mais nos próximos anos:
Medicina robótica
A medicina robótica pode ser considerada o futuro do setor da saúde. Hoje, os robôs podem ser encontrados em atividade em várias áreas médicas:
- Centros cirúrgicos e laboratoriais
- Próteses robóticas
- Cirurgia assistida por robôs
- Robôs para radioterapia
- Robôs hospitalares
Entretanto, apesar do avanço da tecnologia, a utilização de robôs em centros médicos começou por volta da década 80, sendo usados inicialmente para dar assistência aos médicos na sala de cirurgia.
Leia também nosso artigo: habilidades e profissões do futuro: quais são?
Como resultado, hoje um robô pode contribuir significativamente em uma cirurgia da coluna. Uma vez que eles podem realizar movimentos precisos além da amplitude da movimentação humana.
Aplicativos de saúde
O mercado de aplicativos móveis de saúde cresceu de forma contínua nos últimos anos, ajudando pessoas a gerenciarem sua saúde de modo geral.
Mas o que é um aplicativo de saúde?
Os aplicativos de saúde são softwares para smartphones e tablets projetados para oferecer serviços relacionados à saúde, tanto para aparelhos com sistema Android ou iOS.
O objetivo dos aplicativos de saúde é ajudar as pessoas a fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia. Ou seja, oferecer soluções e recomendações sobre nutrição e condicionamento físico, monitoramento de sono e meditação, entre outros.
Conheça quais são as 5 maiores empresas de tecnologia do mundo.
O mercado de aplicativo de saúde está em alta, visto que em 2020, mais de 90 mil apps de saúde foram adicionais às lojas de aplicativos. Ou seja, uma média de 240 novos aplicativos diariamente.
Entre tantas opções disponíveis, selecionamos 3 deles para você conhecer:
- Dieta e saúde: aplicativo para ajudar no emagrecimento com metodologias e dietas feitas por profissionais da área de saúde.
- ASICS Runkeeper: aplicativo de corrida desenvolvido para corredores amadores e profissionais.
- Sleep Cycle: aplicativo para monitoramento do sono e despertador inteligente de acordo com nível do sono.
Linguagens de programação utilizadas na área de saúde
Não existe apenas uma linguagem de programação para desenvolvimento de softwares, aplicativos de saúde e novas tecnologias para área médica. E sim uma linguagem que se encaixe melhor conforme os recursos que o programador decidir incorporar no aplicativo.
Portanto, cada tecnologia desenvolvida para a área de saúde requer uma linguagem de programação específica. Dessa forma garantindo o bom funcionamento do aplicativo e também a segurança dos dados dos pacientes.
Entre tantas linguagens de programação disponíveis no mercado de tecnologia, apontamos as mais usadas atualmente.
Java é uma das linguagens de programação mais antigas e populares no mundo todo. Acima de tudo conhecida pela sua versatilidade na criação de jogos, programas em geral e sistemas e aplicativos de saúde.
A robustez e facilidade de uso, recursos de plataforma e segurança do Java a tornam a linguagem preferida para construir um sistema EHR (Electronic Medical Record), sendo um registro médico eletrônico.
No cenário atual, a Python é a linguagem de programação mais usada e em rápido crescimento no campo de aplicativos de saúde.
A razão disso é que Python é uma linguagem de programação poderosa e com muitos recursos.
O futuro de crescimento projetado para a linguagem Python é maior que qualquer outra linguagem de programação.
Programação é o futuro
Os desenvolvedores são os profissionais que ajudarão a moldar nosso futuro tecnológico. Com suas habilidades em programação, essas pessoas criam aplicações e soluções para automatizar a maioria das tarefas tediosas, perigosas e ultrapassadas.
A evolução tecnológica é evidente em todos os lugares, desde televisores inteligentes a equipamentos de cozinha tecnologicamente aprimorados, jogos online, carros elétricos e serviços médicos como apontamos ao longo deste artigo.
Ou seja, a tecnologia na medicina é um setor em ascensão com grande potencial de crescimento nos próximos anos. Há inúmeros projetos em andamento e muitas oportunidades de trabalho para quem deseja ingressar neste mercado.
Na Ctrl+Play, nossos professores preparam seus filhos para embarcar no futuro da tecnologia e da programação com cursos e metodologias que aceleram o aprendizado.
Portanto, se você deseja conhecer um pouco mais do universo da programação e ajudar seu filho a se aventurar nesta jornada, te convidamos a agendar uma aula experimental gratuita clicando aqui.