Tutorial Scratch: como criar seu próprio jogo!
Se você acompanha o nosso conteúdo já sabe que uma das melhores ferramentas para dar os primeiros passos no desenvolvimento de jogos é o Scratch!
Pensando nisso, nós resolvemos trazer pra vocês um tutorial de como elaborar o seu próprio game no Scratch, ou seja, um passo a passo do processo de criação de jogos.
Então continue a leitura para conferir um tutorial de Scratch, acompanhe os aprenda a criar um jogo do zero na ferramenta!
O que é Scratch?
Antes de mais nada temos que te apresentar a ferramenta, então vem conferir tudo o que você precisa saber antes de começar o tutorial de Scratch e pôr a mão na massa.
O Scratch é uma linguagem de programação que foi desenvolvida por um grupo da Universidade americana MIT, o Lifelong Kindergarten. Tem como objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes.
Desse modo, com o Scratch é possível criar histórias, jogos e animações com scripts feitos com blocos. Em suma, é um tipo de programação “visual” mais simplificada, que permite que qualquer um, mesmo sem saber nada sobre programação, consiga criar projetos digitais com mais facilidade.
Nesse sentido, o Scratch é muito utilizado para ensinar tecnologia para crianças e adolescentes. Ele possui recursos que tornam o aprendizado mais divertido e ainda ajuda a melhorar o desempenho escolar deles.
Leia o nosso artigo complementar e veja outros benefícios do ensino de programação na infância!
Tutorial Scratch: como criar um jogo
Finalmente podemos começar o nosso tutorial de Scratch!
Agora que você sabe um pouco mais sobre a ferramenta, está pronto para começar a desenvolver seus próprios projetos!
Vamos começar?
Defina seu tema e objetivo
Vamos iniciar a primeira etapa do desenvolvimento do jogo. Este é o momento de planejar os aspectos e objetivos do seu projeto, então você deve pensar em que tipo de jogo quer desenvolver, qual é o tema do jogo que vai seguir, quais serão os personagens que você irá criar.
Além disso, seu jogo pode ser multijogadores ou single-player, e saber qual o nível de dificuldade – como fácil, moderado ou difícil – também faz parte do planejamento.
Enquanto você está nesse processo de planejamento, lembre-se que é importante pensar na jornada do personagem – ou jogador –. Então elabore as fases e defina quais são os passos que ele deve seguir para conquistar a vitória!
Aqui você pode se inspirar nos seus jogos favoritos, mas também pode deixar a criatividade rolar solta e criar algo totalmente diferente e novo.
Comece a pensar no visual
Em seguida, após planejar o caminho e definir o objetivo do jogo, é o momento de criar os personagens, o cenário e todos os objetos que irão fazer parte da narrativa.
Sobretudo, lembre-se que os projetos no Scratch são formados por objetos chamados sprites. E que você pode modificar a aparência de um sprite para relacioná-la com o tema do seu jogo.
Ou seja, se você deseja criar um jogo de caça ao tesouro, precisará de sprites de objetos valiosos. No Scratch, podemos usar sprite predefinido ou podemos criar nosso próprio sprite.
Para acompanhar um passo a passo de como criar seus personagens e configurar ações, confira o nosso tutorial de Scratch em vídeo!
Pense nas ações dos personagens
Agora que os seus personagens e cenários estão definidos, chegou o momento de dar vida a eles e fazer o seu jogo rodar! Ou seja, é hora de trabalhar na programação e codificação do jogo.
Para isso você irá usar diferentes tipos de blocos que estão disponíveis no Scratch. Dessa forma você adiciona instruções no sprite que adicinou anteriormente para controlar e adicionar os movimentos e ações do jogo.
E você sabia que a Ctrl+Play oferece uma aula experimental totalmente gratuita para que os pequenos possam ter um gostinho de como é criar um jogo?
Garanta essa experiência para o seu pequeno e agende uma aula experimental para ele participar!