4 dicas de como melhorar a comunicação entre pais e filhos
Muitos podem não se dar conta, mas a comunicação entre pais e filhos é algo que traz reflexos para toda a vida dos pequenos. Sem querer, muitas vezes esquecemos de tentar nos colocar no lugar da criança a fim de entender o que sentem e o que desejam e isso pode ser um grande erro!
Mesmo pequenas, as crianças têm sentimentos e emoções que muitas vezes não sabem lidar e cabe aos pais intervirem. Mas, para isso, é preciso estabelecer uma boa relação, de forma que todos saiam ganhando.
Quer entender melhor como isso funciona na prática? Então confira as dicas abaixo!
Como melhorar a comunicação entre pais e filhos
1. Dedique tempo aos seus filhos
Nós sabemos o quanto nossas rotinas são agitadas, não é mesmo? Mas isso não pode ser motivo para não dedicarmos um tempo de qualidade com a comunicação com nossos filhos. Reflita sobre como é a sua relação com a criança e tente encontrar pontos a serem melhorados. Esse já um grande passo!
Se já tem algum tempo que você não se senta para brincar com seu filho, faça isso agora mesmo! Crianças precisam se sentir importantes e queridas (afinal, elas são!). Na medida do possível, estabeleça momentos para passar com elas, fazendo atividades e conversando sobre o dia de vocês. Todos nós queremos ser ouvidos, inclusive os pequenos.
2. Faça-os entender o seu ponto de vista
É claro que pais têm a maior autoridade, devem ser respeitados e precisam educar. Mas, quando se trata das crianças, nem sempre elas estão aptas a entenderem essa configuração. Muito mais proveitoso do que dizer “Estou mandando!”, atente-se para fazer com que a criança entenda os reais motivos por trás da sua postura.
Se seu pequeno estiver estragando algum brinquedo, por exemplo, em vez de dizer apenas para ele parar ou até mesmo ameaçá-lo, explique que aquilo foi comprado com o dinheiro do trabalho dos pais e todos os seus pertences devem ser cuidados e valorizados. Além disso, lembre-o que quando ele quiser brincar mais tarde, o brinquedo poderá estar estragado.
Mas, atenção! No momento da ação, muitas vezes somos tomados pelas emoções e ficamos bravos. Isso se aplica tanto para os pais quanto para as crianças. Explicar o porquê não fazer aquilo em um momento que elas não estão dispostas a ouvir não adianta. Apenas repreenda e mais tarde, em um momento mais calmo como na hora de dormir, converse sobre o que aconteceu.
3. Estabeleça uma comunicação aberta
Um dos segredos para ter uma relação de confiança com os filhos é manter um diálogo aberto e sincero. Estimule as conversas sobre o dia a dia, ouça o que eles têm a dizer e mostre que se importa com o que pensam e sentem.
O mesmo vale para os pais. Ter conversas sobre a rotina dos adultos é bom para todos: os pais podem ter com quem conversar e as crianças se sentem importantes ao compartilhar a rotina dos mais velhos. Com um diálogo claro, é possível entender melhor o outro e criar empatia.
4. Valorize os pontos positivos
Evite relações baseadas em brigas ou xingamentos, pois elas podem resultar em crianças agressivas, medrosas e/ou inseguras. Essa não é a maneira mais saudável para uma comunicação assertiva.
Sempre que possível, foque nos aspectos positivos das crianças. Elogios e bons comentários farão com que os pequenos percebam que são importantes e valorizados. Com isso, eles se sentirão muito mais incentivados a melhorar ainda mais sempre.
Viu como estabelecer uma boa comunicação entre pais e filhos não precisa ser tão difícil? Uma boa dica é sempre tentar se colocar no lugar da criança e ter empatia. Com um pouco de paciência e atenção, fica mais fácil entender e ser entendido.
E aí, gostou do conteúdo do post? Então curta nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos diretamente no seu feed de notícias!