5 atividades para as crianças não ficarem paradas nas férias
Nesse final de férias, é preciso contar com a criatividade para evitar que o tempo livre se torne ocioso. Para você não deixar o seu filho entediado, vamos apresentar neste post cinco atividades que certamente entreterão as crianças; e o melhor: com novos aprendizados.
Com o dia a dia cada vez mais corrido, uma situação que geralmente tira o sono dos pais é encontrar atividades para fazer nas férias com os filhos pequenos. Afinal, ao longo do ano letivo, a agenda frequentemente é cronometrada, com minúsculos intervalos livres em razão da escola e da frequência em momentos extracurriculares, dos cursos à prática esportiva.
Já nas férias, é preciso contar com a criatividade para evitar que o tempo livre se torne ocioso. Para você não deixar o seu filho entediado, vamos apresentar neste post cinco situações que certamente entreterão as crianças. E o melhor: com novos aprendizados. Confira!
1. Arte com papel
Vidradas nos jogos eletrônicos, as crianças de hoje sabem muito pouco sobre artesanato. Entre as atividades para fazer nas férias, está a arte em papel, conhecida como origami.
Essa arte exige concentração e liberdade para a criação, contribuindo para a educação e o aprimoramento intelectual das crianças. Existem, no entanto, outras técnicas, como a papietagem. Com jornal velho, bexigas, cola e pincel, é possível criar vários objetos, como vasos, luminária, entre outros.
Trata-se de uma atividade que pode ser feita em equipe, ou seja, é um bom convite para reunir os amiguinhos em um novo desafio com aquele lanche requintado depois da brincadeira.
2. Criação do próprio brinquedo
As férias representam um excelente momento para estimular seus filhos a aprender algo novo. Pensando nisso, que tal criar um brinquedo diferente com o uso de materiais reciclados? Como exige a ajuda de um adulto, é uma boa opção para o fim de semana, reunindo a família em algo prazeroso.
3. Curso rápido de tecnologia
Falar em curso para crianças nas férias pode soar estranho, mas imagine apresentar um tema que gere interesse, como programação com Minecraft, robótica, desenvolvimento de aplicativos e até mesmo design de jogos. Que criança não gosta de Minecraft? Vai ser um sucesso! E o seu filho ou filha ainda vai aprender a programar enquanto se diverte.
Além disso, são cursos rápidos, com duração média de 10 horas, ou seja, serão pequenas parcelas do tempo de um dia. Dá para conversar bem sobre o assunto e estimular o seu filho a aprender mais ao longo do recesso escolar.
4. Prática de atividades físicas
Futebol, skate, basquete, vôlei, capoeira, judô, natação — são muitas as opções. As férias podem ser o começo de uma nova atividade física na vida do seu filho. Faça uma pesquisa com ele sobre os esportes que despertam interesse e procure uma escola especializada.
A prática pode vir ainda em brincadeiras nas praças, parques, clubes, no condomínio ou na casa de um amigo. Um passeio de bike também é excelente para unir a família em uma atividade totalmente saudável e prazerosa.
5. Análise de filmes
Outra forma de estimular o aprendizado é por meio da análise de filmes. É uma forma inteligente de unir o útil ao agradável, pois as crianças podem sugerir os títulos e ainda chamar os amigos para se encontrarem em uma determinada casa, com direito a pipoca e outras guloseimas.
Após a sessão, faça um desafio: que cada um fale um pouco do que viu e do que pensa sobre o assunto. A reflexão ajuda a torná-los pessoas mais sociáveis e críticas.
Viu como é possível criar diferentes atividades para fazer nas férias? O importante é sempre preservar o diálogo, com a consciência de que o desenvolvimento intelectual é um processo contínuo que precisa de constantes estímulos para não entrar na zona de conforto.
E aí, gostou deste post? Quer encontrar um curso rápido com a cara do seu filho? Então, entre em contato com a nossa equipe e transforme as férias em um momento de novos aprendizados!