Benefícios dos games na educação das crianças
Os jogos – ou em bom inglês “games”- geram um grande fascínio nas crianças. Seja pela interatividade, diversão ou beleza, eles encantam jovens por todos os lugares. Porém, junto com esse amor surgem algumas questões que preocupam os pais: o tempo que as crianças passam entretidas com esses jogos e se os mesmos fazem bem ou não para os filhos. Mas, muitas vezes, os pais esquecem de todos os benefícios que os games podem proporcionar.
Primeiramente é importante levar em consideração o bom senso. É claro que em proporções exageradas do contato com os games serão maléficos para a criança. Já em quantidades de tempo e medidas controladas, os jogos trazem benefícios para o desenvolvimento e educação dos jovens.
Por isso, viemos te contar quais são os benefícios para os pequenos. Continue lendo o post!
5 benefícios dos games na educação
1. Melhora das habilidades sociais
Principalmente com os jogos online, as crianças e adolescentes conseguem entrar em contato com outros jogadores. Eles precisam se comunicar bastante para conseguir atingir o objetivo do jogo e, com isso, desenvolvem habilidades de interação fundamentais para suas vidas.
2. Ensina a seguir regras
Para conseguir jogar qualquer game é necessário entender e respeitar as regras caso queira ganhar. Assim, se o seu filho está com dificuldades de entender e de respeitar as regras da casa, os jogos são uma ótima saída para conseguir conversar com os pequenos.
3. Melhora o raciocínio
Durante os games, os jogadores precisam tomar decisões rápidas e isso estimula o cérebro das crianças e dos adolescentes. E esses estímulos visuais e auditivos garantem que o cérebro trabalhe bastante garantindo um grande desenvolvimento cognitivo.
4. Os jogos ensinam inglês
O inglês continua sendo a língua mais falada do mundo e hoje, para qualquer profissão, é necessário dominá-la. Por isso, os jogos servem como um estímulo para que as crianças e adolescentes pratiquem as habilidades garantidas em escolas de línguas.
5. Aprender uma linguagem de programação
Atualmente, tudo que fazemos envolve tecnologia e consequentemente programação. Por isso, acreditamos que aprender programação só traz vantagens para as crianças e adolescentes. E não é só a gente que acha isso. Steve Jobs, fundador da Apple, já disse que “todos neste país deveriam aprender a programar um computador, pois isso ensina a pensar”. Tem algo melhor do que aprender brincando?
E então? Curtiu o post? Para estimular ainda mais os pequenos é possível agendar uma aula experimental aqui na Ctrl+Play!