Criança hiperativa: 4 dicas de como lidar com essa situação!
Cuidar do seu filho é quase uma missão impossível? Ele parece ter energia para ficar acordado três dias seguidos? Costuma ficar inquieto e ter dificuldade para se concentrar? Então, atenção! Pois você pode ter em casa uma criança hiperativa.
Afinal, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição psiquiátrica cada vez mais presente nas crianças, que exige auxílio psicológico e muita paciência dos pais. Mas, com as dicas certas e muito amor, cuidar de um pequeno com TDAH fica muito mais fácil. Confira!
Dicas para lidar com uma criança hiperativa
1. Imponha limites
Nós sabemos que existem regras em todos os aspectos da vida e crianças que não entendem isso podem ter sérias dificuldades no futuro. Filhos com TDAH têm mais dificuldade em respeitar os limites e essa é uma das maiores missões dos pais.
Sendo assim, os responsáveis precisam demonstrar liderança em casa e impor limites para as crianças desde cedo. Utilizar uma rotina também pode ajudar, então, estabeleça horários para as atividades. Cuidado para não ceder demais e permitir que a criança hiperativa comande a situação — o que é uma tendência. Além disso, explique a importância de seguir as regras.
2. Evite comparações
Fazer comparações de seu filho com outras crianças pode ser uma verdadeira armadilha. Embora os pais o façam para tentar estabelecer mudanças, é muito importante ter a consciência das especificidades de cada um.
Simples atividades, como estudar, desenhar ou assistir TV, mesmo parecendo corriqueiras para as crianças, podem se mostrar muito difíceis para os hiperativos. Por isso, é importante incentivar — sem comparar — para que a criança não desenvolva problemas de autoestima, por exemplo.
3. Invista em atividades físicas
Se a criança hiperativa é cheia de energia, é necessário encontrar alternativas para extravasá-la. Ou seja, uma ótima ideia é incentivar atividades físicas, que podem ajudar em diversos aspectos. Pois a prática de esportes pode contribuir para amenizar alguns sintomas do transtorno, como a inquietude, além de potencializar o desenvolvimento dos pequenos.
Então, identifique com quais exercícios sua criança tem mais afinidade. Aulas de artes marciais ou até mesmo um passeio no parque com espaço para se movimentar podem ser de grande ajuda.
4. Procure outras maneiras de aprendizado
Com os espaços públicos cada vez mais perigosos e com as casas cada vez menores, é comum que as maiores recreações das crianças atualmente sejam o videogame e o computador. Para crianças com TDAH, o cuidado deve ser redobrado e jogos violentos não são a melhor escolha.
Mas apenas retirar os games não é uma opção: é preciso oferecer alternativas. Nesse caso, uma ótima ideia a se adotar é matriculá-los em cursos. O mercado especializado oferece diversas opções interessantes como robótica, programação e até game design. Assim, seu filho continua em contato com os assuntos que gosta, mas de uma maneira muito mais educativa.
A verdade é que ter uma criança hiperativa em casa pode dar mesmo muito trabalho. Mas, com o auxílio profissional correto, além de muita paciência e amor, a missão se torna muito mais leve – e extremamente recompensadora.
Agora que você concluiu a leitura, que tal conhecer um pouco melhor sobre nossos cursos infantis? Entre em contato conosco! Será um prazer conversar com você!