Mercado de trabalho do futuro: como preparar seu filho para ele?
Se os ambientes profissionais já parecem exigentes conosco, imagine, daqui a alguns anos, como eles serão para os nossos filhos. Justamente por isso, é crucial, agora, pensar no mercado de trabalho do futuro e nos preocupar com a educação de crianças e jovens.
É possível, sim, começar a prepará-los com boas perspectivas, muito mais prevenidos para o que a vida exigirá deles. E algumas dicas podem te guiar para uma educação mais eficiente.
Quer descobrir o que o mercado de trabalho do futuro exigirá da nova geração? Continue lendo este artigo e entenda o que você pode fazer para deixar o seu filho pronto para os desafios das próximas décadas!
1. Invista em formação acadêmica
Uma coisa é fato: o mercado do futuro vai exigir ainda mais preparo acadêmico do que o atual. E isso já fica claro nas exigências que as empresas fazem atualmente.
Se, antes, ter ensino superior e saber inglês era uma forma de se destacar profissionalmente, hoje, isso é o básico. Ter especialização ou, então, pós-graduação na área de atuação já aparece como uma exigência comum.
Por isso, já comece a pensar financeiramente em como você vai manter a formação acadêmica do seu filho. É bom considerar em fazer investimentos antes mesmo de ele entrar na universidade, fornecendo uma base de conhecimento mais sólida.
Ensinar inglês ao seu filho desde pequeno de forma divertida, por exemplo, é uma boa maneira de facilitar esse processo e estimular a aprendizagem da criança. Por isso, busque por empresas que tenham a preocupação de oferecer aulas exclusivas para crianças!
2. Desenvolva a habilidade em multitarefas
Saber lidar com diversas funções e tocar múltiplos projetos ao mesmo tempo é um desafio, mas é algo crucial nas empresas atualmente. E se você espera que o seu filho consiga crescer na carreira e alcançar cargos de liderança, isso é ainda mais importante.
Afinal, é provável que o mercado de trabalho do futuro exija ainda mais a habilidade de gerenciar, concomitantemente, várias equipes e ações diferentes. Além disso, saber gerir bem o tempo e trabalhar em equipe são duas outras coisas que serão bastante cobradas dos profissionais.
Todas essas habilidades podem ser trabalhadas em seu filho desde a tenra idade, seja na hora da brincadeira, seja no momento dos estudos.
3. Ofereça uma formação técnica ligada à tecnologia
Não há dúvidas de como a tecnologia estará ainda mais presente no mercado de trabalho do futuro, e você não pode deixar de pensar nisso. Carreiras como medicina e direito, por exemplo, básicas ao funcionamento da sociedade, continuarão valorizadas, porém, outras áreas ganharão muito mais espaço. É o caso de profissões ligadas a cursos como ciências da computação, programação e engenharia computacional.
O bom é que as crianças podem se aventurar na programação desde muito jovens, e isso tende a contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico — imagine que seu filho possa começar a aprender programação a partir dos 7 anos, com aulas semanais? O seu aprendizado será incrível, bem como a preparação para futuras oportunidades!
4. Estimule a criatividade da criança
Pode não parecer, mas a criatividade (tão comum às crianças) é fundamental também na vida profissional, principalmente quando pensamos no mercado de trabalho do futuro. Hoje, exige-se que os profissionais encontrem soluções diferenciadas para problemas simples — um processo que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos.
Isso envolve um conhecimento lógico mais apurado, mas também saber enxergar além das possibilidades comuns. Incentivar que seu filho seja criativo desde pequeno vai garantir, sobretudo, que ele tenha um talento natural para dar ideias inovadoras em um espaço tão concorrido quanto o profissional.
Entendeu como preparar o seu filho para o mercado de trabalho do futuro? Se você tem dúvidas ou outras sugestões sobre o assunto, conte para a gente nos comentários. Queremos saber a sua opinião!