Saiba como ajudar o seu filho a lidar com a pressão escolar!
Nós estamos sempre lembrando que aprender pode ser divertido, mas isso não quer dizer que seja fácil ou que não possa causar nos alunos uma certa pressão acerca do conteúdo escolar.
Afinal, sabemos que a cobrança por boas notas e entregas de atividades é constante na vida escolar dos alunos!
Então, para que você esteja preparado para ajudar seu filho nesses momentos difíceis, nós separamos as melhores dicas para lidar com a pressão escolar. Continue a leitura e confira!
Mas afinal, o que é pressão escolar?
Antes de mais nada, vamos entender o que é pressão escolar e quando ela começa a afetar os alunos, para então conferir como lidar com ela.
Por definição, a pressão escolar é toda a cobrança que os alunos têm durante o período escolar, como:
- Ter um bom desempenho nas provas;
- Bons resultados em apresentações e trabalhos;
- E para os mais velhos, conquistar uma boa posição no vestibular.
Entretanto, existem casos onde isso começa cedo na vida dos alunos, ou até mesmo dentro de casa, através de falas de professores, colegas e familiares.
Por exemplo, tenho certeza que alguém já te perguntou “O que você quer ser quando crescer?”- e mesmo que de forma inofensiva, essa pergunta já cobra uma decisão super importante para o futuro.
Ainda mais, também é de se considerar a pressão dos colegas por socialização e status dentro de grupos e famosas “panelinhas” da escola.
E dessa forma, os alunos começam a se sentir sobrecarregados, o que afeta, de modo direto, o bem-estar socioemocional e a saúde psíquica deles.
Vamos entender um pouco mais sobre isso agora!
Como a pressão escolar afeta as crianças?
Agora que sabemos o que é a pressão escolar, podemos entender os efeitos que ela causa nos alunos e como é possível lidar com eles para que seu filho permaneça saudável!
É de consenso entre os especialistas de saúde e educação, que crianças e jovens quando sobrecarregados com as cobranças escolares podem desenvolver uma série de problemas, dentre os quais podemos destacar:
- dermatológicos;
- respiratórios;
- imunológicos;
- e ainda transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão.
“E como posso notar que meu filho está sobrecarregado?”
Fique atento a alguns pequenos sinais que ele possa estar apresentando, como dificuldade de concentração ou então alterações no apetite e no sono. Estes são os primeiros aspectos que irão mudar na rotina do seu filho!
Como eu posso ajudar meu filho a lidar com a pressão escolar?
Bom, se você notou que seu filho está apresentando sinais de pressão escolar, não se desespere!
Lembre-se que crianças e jovens – principalmente no período escolar – ainda estão se desenvolvendo, ou seja, com conversas e atividades diferenciadas, você pode ajudá-lo a lidar com as cobranças de forma saudável!
Para isso, separamos uma lista com 4 dicas que podem ser úteis nesse momento, vamos conferir?
Demonstre apoio
Talvez esse seja um dos tópicos mais importantes, e também de mais ajuda para o seu filho! Visto que a falta de compreensão e apoio dos pais abala ainda mais o emocional dos estudantes.
Por isso, garanta que você esteja sempre ao lado do seu filho, demonstrando disposição para ouvir as suas preocupações e dificuldades.
Invista nos momentos de lazer
Os momentos de lazer e descanso também são fundamentais para o bem-estar das crianças e dos jovens.
Por esse motivo, investir em atividades em família – ou até mesmo individuais – que proporcionem momentos de descontração e diversão, é uma ótima escolha!
Temos um artigo complementar com as melhores dicas para planejar uma noite divertida em família, confira clicando aqui!
Elogie também as pequenas vitórias
Outra dica muito importante, nunca se esqueça de elogiar. Afinal, é essencial reconhecer o esforço e não apenas o talento!
Então, acompanhe enquanto seu filho se esforça para resolver uma tarefa escolar, e mesmo que o resultado final não seja propriamente aquele que se pretende, lembre-o que ele está no caminho certo e que isso já é uma vitória.
Busque atividades extracurriculares
As práticas fora do ambiente escolar proporcionam para as crianças um momento de descoberta. Por meio das atividades, os pequenos descobrem os exercícios que mais gostam e com quais áreas do conhecimento se identificam.
Ou seja, essa dica irá ajudar o seu filho a entender em qual área ele pode se destacar e ter um bom desenvolvimento e aprendizado!
Veja mais sobre a importância dessas atividades no nosso artigo complementar, clique aqui para ler!
E de bônus, vale lembrar que várias atividades extracurriculares auxiliam no desempenho escolar, como programação e robótica!
Visto que ensinam conceitos de lógica e matemática, desenvolvem a criatividade e o trabalho em equipe e também ajudam no entendimento da língua inglesa. Tudo isso de forma lúdica e divertida para não cansar os alunos!
Para entender melhor sobre essa dinâmica, que tal agendar uma aula experimental de programação para o seu filho? É super fácil, basta clicar aqui para continuar!