Meu filho não sai do computador, e agora?
Jogos e computadores, celulares e videogames. É muito comum que as crianças gostem de passar muito tempo na internet e em computadores e não saiam desses aparelhos. Por isso, muitos pais ficam com várias dúvidas, como o que fazer se o filho não sai do computador ou por que nossos filhos gostam tanto desses recursos tecnológicos?
Por isso, vim te trazer essas respostas. Porque essa é a realidade deles! Eles nasceram nisso, imersos em tantos, aplicativos e rede sociais. Os pais, preocupados e sem entender, percebem que não adianta lutar contra isso.
Mas, o que acontece muitas vezes, é que os pais não estão preparados para essa nova realidade e ficam com dúvidas de como tornar essa relação mais saudável e benéfica para os filhos. Isso porque estão acostumados com uma era analógica e com relações distintas e acabam olhando de forma temerosa para algo que não conhecem.
Qual o papel dos pais na relação crianças e computador?
O papel dos pais é compreender esse novo mundo em que seus filhos vivem e encontrar as saídas para propiciar para eles o melhor uso possível de toda essa tecnologia. É preciso dosar o acesso das crianças e adolescentes aos aparelhos e não somente proibir.
Muito se discute sobre como os dispositivos estão “piorando” a vida das crianças. É preciso ter cuidado e entender que os tempos são outros, as relações mudaram, o mundo mudou.
Nova tendência educacional
O ensino da programação pra crianças e adolescentes
Conforme você pode ver no nosso post sobre escolas de programação pelo mundo, alguns lugares têm defendido fortemente ensinar os jovens a programar. O presidente Barack Obama defendeu em um pronunciamento a necessidade do ensino da programação já na escolas. O presidente, inclusive criou o seu próprio jogo! Em um evento conhecido como Hour of Code (Hora do código), Obama ficou super animado.
A ideia de se ensinar programação para crianças e adolescentes vem da concepção da programação como um conhecimento básico nos dias atuais. Tal qual o inglês, a matemática e tantas outras, a programação tem sido cada vez mais necessária para os jovens. Além de ensinar uma nova profissão, desenvolve habilidades como raciocínio lógico, trabalho em equipe, organização e criatividade.
Assim, a resposta para pergunta sobre o que fazer se seu filho não sai do computador é: deixe ele ficar um pouco mais! Que tal? Óbvio que com segurança e responsabilidade, que é onde entram as aulas de programação!
Ah, por que não agendar uma aula experimental na Ctrl+Play? E qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou nos procurar nas redes sociais!