Não apenas jogue um jogo, crie-o!
“Não faça apenas o download do app mais recente, ajude a projetá-lo. Não apenas brinque com seu telefone, programe-o.” Em 2014, o presidente participou da divulgação da Hour of Code (Hora do Código) defendendo a importância do ensino de programação para os jovens. Obama, inclusive, convida-os a criar os seus próprios jogos, aplicativos e a programar. Por isso, o lema de todos deve ser “Não apenas jogue um jogo, crie-o”.
Mas como criar um jogo?
A base para poder se criar qualquer coisa na área da informática é a programação. A programação antes de tudo é uma linguagem entendida pelos computadores. Ao programar, escrevemos linhas de códigos que serão lidas pelos computadores (ou celulares, só muda a plataforma e a linguagem de programação) e realizarão alguma ação. Como por exemplo: escrever textos, jogar, rodar um vídeo e qualquer outra.
Se em outros tempos a programação era uma linguagem extremamente difícil de se entender e ficava restrita à grandes Universidades, o que vemos atualmente é um afastamento disso. Com a evolução constante da tecnologia e o fortalecimento de suas reações com a sociedade, percebeu-se que a programação não poderia ficar presa à poucas pessoas, mas sim ser algo ao alcance de todos, inclusive os mais novos.
Sendo assim, o aprendizado da programação se tornou mais lúdico e entendível por uma criança de 7 anos, por exemplo. Utilizando de várias ferramentas com blocos, cores, animações e vários outros recursos que prende a atenção dos mais novos e ensinam de uma maneira que eles se interessam e aprendem brincando.
Com o aprendizado da programação, consegue-se criar muita coisa na tecnologia. O exemplo desse post são os jogos. Quando pensamos em criação de jogos, talvez, fica muito mais abstrato. Imaginamos grandes empresas muito longe de nós. Claro, que há muitas empresas desenvolvendo jogos com recursos de milhões de dólares. Porém, é possível criar um jogo dentro de casa aos 10 anos. Sim, é!
Aqui na Ctrl+Play seu filho aprende desde cedo a programar e criar jogos! Que tal marcar uma aula experimental?