Nunca é tarde para aprender: 3 dicas para aprender na terceira idade
Desenvolver habilidades significa expandir o horizonte para oportunidades além das quais estamos acostumados, mesmo depois de toda uma vida de experiências. Afinal, nunca é tarde para aprender e aproveitar os benefícios de uma nova atividade.
Seja qual for a idade, sempre é possível adquirir conhecimentos sobre qualquer coisa que for do seu interesse. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas diferentes e, quem sabe, investir em um hobby inusitado!
Você enxerga o aprendizado dessa forma e está em busca de ferramentas para estimular seus pais e avós a vencer barreiras que limitam essa busca do novo? Então continue lendo e confira 3 dicas para você incentivar as pessoas que ama a trilharem um caminho inédito – e incrível!
1. Evite pensamentos negativos
O primeiro passo para convencer alguém de que nunca é tarde para aprender é incentivar o pensamento positivo. Algumas pessoas costumam ter a ideia equivocada de que são incapazes de adquirir novas habilidades — quando, na realidade, a falta de motivação é que pode levar ao fracasso.
Para aprender, basta querer! Quando desejamos algo e pensamos positivamente sobre isso, a tendência é que nossos objetivos sejam atingidos com menos esforço e em uma caminhada prazerosa, cheia de benefícios para a mente.
2. Ajude-os a procurar aquilo com que se identificam
Muitas vezes, quando nossos pais e avós resolvem buscar uma nova ocupação, acabam caindo no óbvio, como artesanato, culinária ou hidroginástica. Mas, se essas não são atividades que lhes interessam, é difícil manter a motivação.
De modo geral, o aprendizado está intimamente ligado à vivência, realidade e prática. Na vida adulta, também está relacionado ao prazer de fazer algo de que se gosta. Por isso, uma ótima ideia é incentivá-los a usar a criatividade e encontrar aquilo com o que se identificam.
Alguns exemplos são aprender a língua do país de origem da sua família, ou fazer um curso de programação que lhes ensine a criar projetos simples e divertidos na companhia de filhos e netos.
3. Incentive a interação familiar
Por que lamentar-se de não ter mais pique para interagir com os netos se é possível realizar atividades que sejam adequadas para ambos — idosos e crianças —, como jogar um novo game? Estar em sintonia com a família toda ajuda a manter a saúde do corpo e da mente, especialmente em dias difíceis.
É necessário, no entanto, que os esforços para compreender as diferenças de gerações aconteçam dos dois lados. Para vovôs e vovós, nada é melhor do que se modernizar por meio de cursos, aproveitando todos os seus benefícios!
O importante, como vimos até aqui, é que as pessoas que você ama estejam cientes de que nunca é tarde para aprender e se descobrir como indivíduo. Lembre-se: ver o mundo com outros olhos torna a vida mais colorida e divertida!
Então, gostou da leitura? Se quiser conferir mais publicações como esta, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro do nosso conteúdo!