Pensamento Crítico: Como usar para resolver problemas?
O que é pensamento crítico?
O pensamento crítico é a capacidade de refletir de forma clara e racional, entendendo a conexão lógica entre as ideias e assuntos abordados. Além disso, o pensamento crítico pode ser descrito como a capacidade de se engajar no pensamento reflexivo e independente.
Portanto, pensar de maneira crítica exige que a pessoa use sua capacidade de raciocinar, onde o foco é aprender de forma ativa em vez de ser apenas um receptor passivo de informações.
Um pensador crítico identifica, analisa e resolve problemas sistematicamente, e não por instinto ou intuição.
Portanto, uma pessoa com pensamento crítico possui algumas habilidades como:
- Discernir, construir e avaliar argumentos
- Reconhecer inconsistências e erros de raciocínio
- Compreender as ligações entre as ideias
- Apontar a importância e relevância dos argumentos e ideias
- Tratar os problemas de forma consistente e sistemática
- Refletir sobre a justificação de seus próprios valores e crenças
Sendo assim, o pensamento crítico vai além de acumular informações, mesmo que uma pessoa tenha boa memória, com bons conhecimentos em fatos históricos e de conhecimentos gerais.
Leia também: 5 atividades para desenvolvimento cognitivo com as crianças!
Quais os pontos positivos do pensamento crítico?
Ao aplicar o pensamento crítico, a pessoa deve conseguir esclarecer e entender o assunto para dissolver um problema e interpretá-lo com intuito de chegar a uma decisão ou julgamento. Seja para responder a um artigo de opinião, entender uma questão política ou até projetar um aplicativo para celular.
No ambiente acadêmico, o pensamento crítico é mais usado para desenvolver argumentos para defender um ponto de vista.
Por exemplo, um estudante deve pensar criticamente sobre os argumentos de outras pessoas ou criar os seus próprios. Neste cenário, sobretudo, é importante que o aluno aprenda alguns pontos para se tornar um melhor pensador crítico, são eles:
- Esclarecer seu propósito de pensamento e contexto
- Questionar suas fontes de informação
- Identificar argumentos
- Avaliar os argumentos dos outros
- Elaborar ou sintetizar seus próprios argumentos
Portanto, o pensamento crítico pode nos ajudar a adquirir mais conhecimento, aprimorando nossas teorias e fortalecendo nossos argumentos.
Conseguimos empregar o pensamento crítico para aprimorar os processos no ambiente de trabalho, nos estudos e na vida em geral.
E por que o pensamento crítico é importante para a programação?
Programadores experientes dizem que resolver problemas de maneira rápida é uma das habilidades mais consideráveis que eles utilizam no trabalho todos os dias.
Segundo os profissionais da área, solucionar um problema de codificação geralmente significa enxergar o problema de várias perspectivas, fragmentá-lo em partes diferentes e, na sequência, aplicar várias abordagens para resolvê-lo.
Seja na vida ou na programação, não há soluções mágicas para resolução de problemas. Sobretudo, ser um bom solucionador de problemas requer pensamento crítico.
O pensamento crítico na programação é importante porque escrever um código geralmente é um processo lento que envolve tentativa e erro.
Lógica de Programação: o que é e como entender? Clique aqui e confira!
O pensamento crítico na área de tecnologia e desenvolvimento de softwares é resistir a tentação de resolver problemas no piloto automático. A ideia é que o profissional analise cada situação para encontrar a melhor solução para aquele enigma.
Portanto, pensar de maneira criteriosa é uma das habilidades indispensáveis para um programador.
Em vez de aplicar a primeira solução que vem à mente, o desenvolvedor pode esmiuçar os códigos para identificar bugs, fazer brainstorming de soluções e depurar seus programas.
Mas como desenvolver o pensamento crítico?
Como apontado ao longo do artigo, o pensamento crítico é fundamental para muitos aspectos da vida, sendo uma habilidade valiosa para formação escolar e carreira profissional.
Independentemente do que seu filho estuda, ele provavelmente precisará desenvolver o senso crítico para interpretar e analisar informações, explorando um problema de todos os ângulos possíveis para encontrar a solução certa.
O ensino de programação para crianças é o melhor jeito de preparar o seu filho para o futuro. Confira nosso artigo sobre a importância da programação para crianças!
Portanto, separamos duas dicas para ajudar no desenvolvimento do pensamento crítico:
Pesquisar mais sobre determinado assunto
A pesquisa é a melhor amiga quando se trata de resolver problemas e aprender mais sobre determinado tópico, pois isso ajuda na formação de opinião.
Por exemplo, para aprender uma nova linguagem de programação para um projeto, talvez seja necessário algumas informações introdutórias básicas para aprender os conceitos básicos da linguagem.
Uma boa pesquisa ajuda na coleta de dados e busca de informações precisas e relevantes para o desenvolvimento do pensamento crítico.
A pesquisa não é uma habilidade que as pessoas aprendem muito rapidamente. Mas você ficaria surpreso com a rapidez com que essas habilidades se desenvolvem toda vez que você realiza uma nova pesquisa.
Pergunte sobre tudo
O primeiro passo para se tornar um pensador crítico é fazer perguntas sobre tudo.
Fazer perguntas ajuda a desenvolver habilidades críticas, aumentando a curiosidade e a busca por aprender.
Seu pequeno leu um livro e ficou sem entender algum ponto da história? Incentive ele a fazer perguntas ao professor para se aprofundar no assunto.
Confira também o que é capacidade cognitiva e como estimular as crianças!
As perguntas podem ser um incentivo para discussões inteligentes com professores e colegas de classe, onde os participantes podem trocar ideias e aprender além do conteúdo dos livros didáticos.
Considerando que, quando se trata de salas de aula, aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas:
- Você pode detalhar mais?
- Você pode dar um exemplo?
- Existe alguma outra maneira de aprender isso?
- Posso usar um ponto de vista diferente?
- Você pode explicar isso de uma maneira mais simples?
Portanto, o pensamento crítico é uma habilidade que pode ser desenvolvida desde a formação escolar até a vida adulta. Ou seja, incentivar seu pequeno a pensar de forma crítica o ajudará no crescimento profissional.
Quer aprender mais? Acesse o blog da Ctrl+Play para ler mais conteúdos interessantes como este!