Como ensinar responsabilidade aos filhos?
Como ensinar o filho a ser responsável? Quando os filhos estão prontos para aprender sobre responsabilidade?
Neste estágio, é sobre introduzir o filho a entender o básico sobre responsabilidade, porque é muito novo para assumir tarefas complicadas sozinho, embora possa gostar de ajudar em casa ou nas compras.
Ao mesmo tempo, a criança está começando a ser mais independente e provavelmente gosta de tomar decisões por si. É possível encorajar isso por determinar tarefas para a criança, que os pais sabem que ela é capaz de completar.
Isso vai deixá-la saber que pode sim ajudar no cuidado de si, e do mundo ao redor dela, e vai preparar a criança para responsabilidades maiores mais tarde na infância.
Como ensinar os pequenos sobre responsabilidade?
Escolha tarefas apropriadas para a idade
Pense em algo que você tenha certeza que o seu filho poderá fazer sem muita dificuldade, assim é provável que ele tenha sucesso. Além disso, lembre-se de oferecer instruções claras sobre o que deseja que ele faça, para que ele saiba exatamente o que é esperado dele.
A criança pode ficar assustada por um pedido como “arrume seu quarto”. Pois não é específico, e pode envolver vários passos – como separar as roupas, fazer a cama, e esticar o tapete –. Por outro lado, “por favor, coloque o quebra-cabeça de volta na caixa”, é administrável.
Oferecer tarefas ao filho que demandam algum esforço, porém, sendo realizáveis para a idade dele, vai aumentar o senso de independência.
Veja também o nosso artigo complementar sobre como melhorar o relacionamento com os filhos!
Dê exemplos
Ao dar uma tarefa para a criança, você deve explicar em termos simples. Por exemplo, se pedir para arrumar a mesa, comece demonstrando em um lugar e indicando isso para ele – “olhe como eu estou colocando um prato na mesa, na frente da cadeira” –.
Se perceber que está passando mais do que alguns minutos mostrando à criança como fazer algo, pode ser muito complicado para a idade dele. Ao invés, poderia deixá-lo com a responsabilidade para uma parte pequena da tarefa, como colocar as colheres.
Esforçar-se, e então Brincar
Embora o pequeno ainda não tenha um curto período de atenção, pode começar a ensinar a cumprir tarefas antes de relaxar ou se divertir. Ele vai entender a mensagem quando escutar, “Sim, eu quero te levar ao parque! Mas primeiro precisamos limpar depois do almoço”.
Dessa forma, você mostra aos pequenos que espera que ele se comporte com responsabilidade, da mesma forma que a mãe e o pai fazem. Uma boa maneira de explicar isso ao filho é usar a regra do quando-então. Por exemplo, poderia dizer, “Quando terminamos de limpar a mesa, então nós podemos brincar”.
É importante usar a palavra quando, ao invés de “se”. Pois “se” sugere que apenas tem que limpar a mesa se quer brincar. Enquanto “quando” estabelece que a mesa deve ser limpa em algum momento não importa o que, e a brincadeira é apenas um bônus adicional.
Transforme as tarefas em diversão
Todos gostam mais das tarefas quando são divertidas e sociais.
A criança adora passar tempo com os pais, e pode não perceber a tarefa de esvaziar a secadora como uma tarefa em si. Visto que você pode tornar divertido pegar as roupas quentes e fofas, e empilhar em uma cesta.
Ou então, se estiver arrumando os brinquedos, faça uma corrida para ver quem consegue arrumar mais.
Seja um bom exemplo
Mostre ao seu filho o que é responsabilidade ao cuidar das próprias coisas e espaço:
- Colocar a chave do carro sobre o gancho onde pertence, ao invés de deixar sobre a mesa
- Pegar as roupas do chão
Sempre explicando o motivo de estar fazendo isso também, assim a criança aprende a razão de ser importante a responsabilidade.
Temos um artigo com dicas para desenvolver a inteligência emocional nas crianças, veja clicando aqui!
Seja realista e compreensível
O filho nem sempre irá colocar o sapato dele no lugar correto, ou os brinquedos na caixa.
Então, se perceber que ele não cumpriu a tarefa, tente não ficar impaciente. Você apenas deve lembrá-lo com calma, “lembre-se de colocar o seu brinquedo de volta na caixa ao terminar de brincar”.
Caso ele esteja cansado, depois da escola, dar uma ajuda para ele. Provavelmente a criança passou o dia todo seguindo as regras e deseja fazer uma pausa ao chegar em casa.
Lembre de elogiar
Quando a criança tenta agir com responsabilidade, mesmo se não conseguir, é importante oferecer um elogio e também atenção. Isso mostra para a criança que os esforços dela são importantes e respeitados.
Sob esse mesmo ponto de vista, é legal apontar exatamente como os esforços dela ajudaram a todos, “Agora que você colocou as colheres na mesa, nós podemos tomar chá”.
Se você gostou desse artigo, te convidamos a conhecer outros materiais no blog da Ctrl+Play.