Torneio de robótica: conheça os 3 principais do Brasil
O torneio de robótica para crianças e jovens é um ótimo espaço para o desenvolvimento de diversas características importantes para toda a vida. Nesse local, os participantes passam por desafios que incentivam o trabalho em equipe, raciocínio lógico, descoberta de habilidades, entre várias outras virtudes que contribuem também para o amadurecimento.
No Brasil, a procura por eventos como esse tem aumentado. Por exemplo, só na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no ano de 2019, foram inscritos cerca de 200 mil participantes. Esses números só revelam o quanto a tecnologia tem impactado a nova geração e promete chamar ainda mais atenção.
E não é apenas a OBR que promove torneios de robótica no país. Neste post, vamos conhecer 3 das principais competições. Tem interesse em saber quais são? Então, acompanhe!
Torneio de robótica: conheça os principais deles
Cada torneio costuma acontecer uma vez ao ano. Essas iniciativas são uma ótima maneira de engajar crianças e adolescentes no uso da tecnologia e criatividade. A seguir, confira as competições de robótica mais famosas do Brasil!
1. Festival Sesi de Robótica
O Festival Sesi de Robótica reúne inscritos de todo o Brasil e é um dos maiores espaços para testar as habilidades na área. No geral, a ação envolve três competições, cada uma com foco em aplicações diferentes. Saiba mais sobre elas!
First Lego League
Nesse caso, a tarefa é desenvolver ideias que visam encontrar soluções para o dia a dia das pessoas, com o uso da tecnologia Lego Mindstorm. As equipes participantes têm entre 2 e 10 competidores, contam com alunos de 9 a 16 anos e recebem treinamento de dois adultos.
First Tech Challenge (FTC)
Essa é uma categoria recente. Foi lançada em março de 2019, mas já conquistou o coração dos participantes e se tornou uma modalidade oficial do torneio. Nesse caso, os estudantes recebem o desafio de programar, projetar e construir robôs aptos para a realização de tarefas.
Com a orientação de técnicos e mentores, os alunos aprendem e desenvolvem as suas habilidades de programação em JAVA, noções de engenharia — como máquinas e circuitos — e a aplicação dessas ferramentas. Sem mencionar a necessidade de raciocínio lógico, tomada de decisões, comunicação entre equipe e solução de problemas de maneira inovadora.
F1 nas Escolas
Já o F1 nas Escolas convida estudantes na faixa etária dos 14 aos 18 anos para projetarem empresas que competiriam em uma pista de Fórmula 1. A ideia é usar os recursos tecnológicos a fim de criar um protótipo de carro de F1, modelá-lo e testá-lo. Para isso, é importante considerar desde o marketing, até o planejamento financeiro.
2. IronCup
A Inatel Robotics National Cup, conhecida como IRONCup, reúne jovens de diversos estados do país para participarem de competições na área da robótica. Dentre as suas principais categorias, pode-se citar:
- Antweight (454g — 1lb);
- Beetleweight — 3lb (1,36kg);
- Mini-sumô — 500g;
- Seguidor de Linha — Júnior;
- Seguidor de Linha — Pro;
- Sumô — 3kg;
- Sumô LEGO — 1kg;
- Sumô LEGO Júnior — 1kg;
- Futebol Mini;
- Futebol Simulation 2D.
No geral, ele é voltado para universidades. No entanto, as modalidades juniores de Seguidor de Linha e Sumô LEGO podem ser competidas por alunos do ensino médio.
3. Olimpíada Brasileira de Robótica
Além disso, como visto anteriormente, temos a OBR. Ela conta com duas categorias: a primeira é prática, voltada para quem ainda não tem conhecimento sobre robótica, a outra é teórica e é direcionada para quem apresenta afinidade com a área.
Estudantes de até 19 anos, que se encontram matriculados no ensino fundamental, médio ou técnico de qualquer região do país, sendo de instituições públicas ou privadas, podem se inscrever nessa competição.
A Olimpíada Brasileira de Robótica conta também com diversas etapas, sendo elas estaduais e regionais. Desse modo, são classificadas as 50 melhores equipes para participarem da fase final.
Depois de saber mais sobre torneio de robótica, aproveite para incentivar o seu filho a participar das competições que ele tem mais afinidade. Afinal, essa é uma boa oportunidade para aprimorar os seus conhecimentos e, até mesmo, ganhar prêmios.
Gostou deste post? Quer ficar por dentro das novidades da tecnologia? Então, acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!