6 métodos para proteger as crianças na internet
Os computadores, smartphones e aparelhos tecnológicos em geral geram fascínio nas crianças. Seja pela aparência, funcionalidades ou diversões que proporcionam. É comum que hoje em dia adolescentes e até os mais novos passem bastante tempo na frente do notebook ou com o celular na mão. Mas, diante de tudo isso, muitos pais se perguntam: a internet é um ambiente seguro para os pequenos? Por isso, reunimos nesse post métodos para proteger as crianças!
Internet Segura para Crianças
Aqui no blog já discutimos até que ponto os computadores podem ser vilões ou aliados na educação. Com todo esse aparato tecnológico e o seu uso por pessoas de pouca idade uma questão que preocupa os pais é o conteúdo acessado por seus filhos. É muito importante exercer um monitoramento e controle do que as crianças fazem, principalmente na internet. Listaremos abaixo dicas e métodos que vem auxiliar os pais de modo que seus filhos – sejam eles crianças ou adolescentes – aproveitem a web do jeito mais seguro possível.
6 métodos para proteger os pequenos na internet
1. Google Family Link
Esse é um aplicativo de controle parental disponível para Android e IOS. Com ele é possível rastrear tudo que a criança está fazendo no smartphone.
Entre seus benefícios, o Google Family Link oferece diversos recursos que possibilitam limitar o tempo de uso do celular, lembrar o horário de dormir, deixar certos conteúdos e aplicativos restritos, verificar a localização em tempo real e bloquear remotamente o dispositivo que a criança está utilizando.
Além de tudo isso, ele emite relatórios de todas as atividades realizadas pelo seu filho nos aplicativos. Dessa forma, você sabe quais apps os pequenos estão usando e por quanto tempo.
2. Utilize a ferramenta “Kids” dos aplicativos
Em várias plataformas, como Youtube, Netfflix, GloboPlay etc é possível selecionar a opção KIDS em que o site/aplicativo restringi determinados conteúdos que não são adequados para crianças. Assim, você terá a certeza de que seu filho está consumindo apenas conteúdos adequados para sua faixa etária.
3. Conheça os riscos e perigos que a internet oferece para as crianças
O próximo método para proteger as crianças na internet é entender quais os riscos que ela oferece. Os mais comuns são:
-
Cyberbulllying
O cyberbullying é semelhante ao bullying. A diferença entre os dois é que o primeiro utiliza dos meios digitais, do sistema de informática para promover o ataque a pessoas. Dessa forma, o cyberbullying envolve o uso de redes sociais, aplicativos, websites e outros meios digitais para assediar e perseguir uma pessoa ou um grupo de pessoas.
-
Grooming
Esse é um termo em inglês e é utilizado para falar sobre o aliciamento de crianças e adolescentes por meios digitais. Apesar de parecer algo distante, isso pode acontecer com você. Dessa forma, é sempre bom estar atento ao seu filho e saber sempre com quem ele está em contato nas redes sociais.
-
Sexting
Esse termo surgiu da junção entre as palavras “sex” (sexo) e “texting” (mensagem) e consiste no envio de mensagens, vídeos e/ou imagens de cunho sexual por meios digitais. Dessa forma, é necessário conversar bastante com seu filho para que isso não aconteça e se transforme em um problema caso essas mensagens sejam expostas nas redes.
-
Conteúdos inapropriados e violentos
A internet é um mundo muito diverso e que tem os mais variados tipos de conteúdo. Dentre eles, conteúdos inapropriados e violentos que podem prejudicar seus filhos. Assim, é sempre bom estar atento ao que seu filho está consumindo nos meios digitas.
4. Seja exemplo
Já ouviu as expressões “o fruto não cai muito longe do árvore” ou “filho de peixe, peixinho é”? Pois é, o seu filho irá te seguir como exemplo. Dessa forma você precisa dar o exemplo e utilizar a internet de forma segura, sempre respeitando boas práticas. Como consequência, seu filho também irá entender o que é certo e errado e usará as redes da forma mais segura possível. Então, que tal utilizarem a internet para fazer coisas em família?
5. Instale um bom antivírus
Ter um bom antivírus no computador é imprescindível não só para as crianças e adolescentes, mas para os adultos também. Ele garante que nada inapropriado surja no computador e mantém a segurança dos pequenos no ambiente virtual.
6. Converse com seus filhos
Uma boa conversa é sempre necessária para manter uma relação de proximidade com as crianças e adolescentes. Assim, você pode explicar tudo que é certo e errado e quais são os benefícios e malefícios do uso da internet. Mantendo uma relação aberta ao diálogo, seus filhos saberão que podem confiar e contar com você se algo de ruim acontecer.
E ai? Curtiu o post? Para deixar essa relação mais segura, seu filho pode aprender muito mais aqui na Ctrl+Play. Ele (a) pode fazer uma aula experimental e conhecer mais sobre robótica e programação.